UOL


São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIONEIRO

Operadora inventou os cruzeiros marítimos na costa brasileira

Agaxtur celebra 50 anos de turismo

DO ENVIADO ESPECIAL

Em outubro de 1953, aos 26 anos, o calabrês Aldo Leone fundou em Santos a Agência Auxiliar de Turismo, cujo endereço telegráfico era Agaxtur.
Hoje Leone e sua família celebram cinco décadas à frente da operadora que praticamente inventou os cruzeiros marítimos na costa brasileira.
A família Leone comemorou a data numa festa que reuniu 700 profissionais do setor de turismo no último dia 20, no hotel Gran Meliá, do World Trade Center de São Paulo.
Ainda muito jovem, Leone, que vivia em Santos desde seus nove anos, resolveu aproveitar as escalas dos transatlânticos para criar tours para os turistas.
Um dos roteiros visitava as praias de Santos e do Guarujá. O outro subia a estrada velha de Santos, mostrando locais do centro de São Paulo. Em 1954, Leone abriu uma filial na rua Marconi, em São Paulo.
Pioneira, a Agaxtur de São Paulo lançou uma operadora em Buenos Aires e outra em Bariloche, na Argentina. Em 1962, abrindo um departamento para fretar cruzeiros marítimos, a Agaxtur (www.agaxtur.com.br) tornou-se operadora.
Inicialmente fretou o navio Princesa Leopoldina para, nos anos seguintes, numa iniciativa audaciosa, fechar um contrato em Gênova com a Costa Cruzeiros, trazendo o navio Andrea C, que marcou época no Réveillon de 69. A agência escreveu um importante capítulo na história do turismo brasileiro, fretando inicialmente grandes transatlânticos italianos e hoje trabalhando nos mais diversos segmentos do setor.
Aldo Leone lança também o livro "50 Anos de Turismo", que, ilustrado com fotografias, narra um pouco do desenvolvimento do turismo no país. (SC)


Texto Anterior: CET comemora 20 anos no Brasil
Próximo Texto: Evento marca retomada de rotas ao exterior
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.