São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIDADE CAPITAL

Excesso de museus desafia turista

Para fãs de arte moderna e contemporânea, Galeria Nacional, Hirshhorn e Phillips são indispensáveis

DA ENVIADA ESPECIAL A WASHINGTON

Mesmo que fique dez dias indo de um museu a outro, o visitante deixa a cidade sem ter visto algo. Washington tem muitos museus, cada um mais interessante que o outro.
É difícil riscar alguns da lista.
Mas tentar ir a todos leva à prática de cooper em corredores repletos de obras-primas.
Para os que se interessam por arte, especialmente moderna e contemporânea, três museus são indispensáveis: a Galeria Nacional e as coleções Hirshhorn e Phillips.

Galeria Nacional
O acervo desse museu que ocupa dois prédios tem 116 mil obras de arte. No prédio principal, o West Building (prédio Oeste), estão as coleções de arte européia, do século 13 ao 19, além de galerias de arte norte-americana. Há, ainda, seções de desenho, fotografia e artes decorativas. No prédio chamado East ( leste) estão as galerias de arte moderna e contemporânea. E no jardim de esculturas estão as grandes obras tridimensionais, com destaque para "Typewriter Eraser, Scale X" (1999), de Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen.
O principal destaque da coleção -e o título é nobre, uma vez que Goyas, El Grecos, Ticianos e Vermeers permeiam as galerias- é o retrato de Ginevra de" Benci (c.1474-1478), comprado pela instituição em 1967, única pintura de Leonardo da Vinci em exposição nas Américas.
Se a Galeria Nacional deixa o visitante atarantado entre tantas galerias, o museu Hirshhorn é o contrário. O prédio cilíndrico é de fácil navegação, pois as galerias dessa impressionante coleção de arte moderna e contemporânea ocupam corredores circulares.
O museu tem boas exposições temporárias. Está em cartaz, até 11 de janeiro, mostra com a coleção Panza, de Giuseppe Panza di Biumo, um dos maiores colecionadores de arte contemporânea do mundo.
Além do jardim de esculturas, com obras de Lichtenstein, Yoko Ono, Rodin e outros, o museu tem, no térreo, uma seleção de obras tridimensionais.
São de duas a três horas para observar obras que vão de pintura a videoarte com calma.

Em casa
Outro museu com tamanho confortável, a coleção Phillips, em Dupont Circle, tem como principal destaque o "Almoço dos Remadores" (1881), de Renoir. Mas essa é só a peça mais popular, porque não faltam destaques nesse museu, que passou por expansão em 2006.
Mark Rothko projetou, em parceria com Phillips, a sala onde estão expostas suas telas.
Com luz baixa, um banco no meio e grandes telas ocupando paredes, o cômodo convida a uma contemplação vagarosa.
O museu também tem boa programação de exposições temporárias, como "Eight - Rebeldes Pela Arte Americana", em cartaz até 11 de janeiro, sobre o grupo de oito pintores (Arthur Davies, Robert Henri, William Glackens, Ernest Lawson, George Luks, Maurice Prendergast, John Sloan e Everett Shinn) também conhecidos pelo termo escola Ashcan.
Eles revolucionaram a arte norte-americana no início do século 20, pintando a vida nas cidades, com olhar voltado para o corriqueiro da rua.
A casa que o museu ocupa, de 1987, foi sendo aos poucos aberta ao público. Os dois primeiros cômodos foram abertos à visitação em 1921 por Duncan Phillips (1886-1966). Em 1930, a família Phillips se mudou para outra casa e transformou definitivamente a antiga residência em museu.


GALERIA NACIONAL
Esquina da rua 4 com a av. Constitution; de seg. a sáb. das 10h às 17h; e aos dom., das 11h às 18h; grátis www.nga.gov

COLEÇÃO HIRSHHORN
Esquina da av. Independence com a rua 7; diariamente, das 10h às 17h; grátis http://hirshhorn.si.edu

COLEÇÃO PHILLIPS
Rua 21 NW, 1.600; ter. a sáb., das 10h às 17h; qui., das 10h às 20h30; e dom., das 11h às 18h; acervo é grátis durante a semana; aos sáb. e dom., e para mostras temporárias, custa de US$ 10 a US$ 12 www.phillipscollection.org


Texto Anterior: Cidade capital: Bush fala com seu cão em vídeos do site da Casa Branca
Próximo Texto: Bandeira que inspirou hino nacional é destaque em galeria reformada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.