São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOSPEDAGEM
Cozinha de pousada é ponto de encontro

Funcionários ajudam hóspedes a se guiar
em Pernambuco

Perto de um dos locais mais badalados de Olinda, a região de Quatro Cantos, no coração da cidade antiga, está a pousada do Amparo, onde também fica o restaurante Flor de Coco. Do seu quintal, com árvores centenárias espalhadas, pode-se observar Recife, além de se ter uma visão de telhados e igrejas olindenses.
Apesar de estar cravada no coração da parte alta da cidade, a pousada é dominada por um ambiente calmo e caseiro, e a tranquilidade fala mais alto.
Lá é possível bater papo com a cozinheira enquanto ela prepara o queijo frito, a banana com canela ou o suco de pitanga para o café da manhã. Depois, o visitante pode degustá-lo ao som de pássaros e cigarras no quintal da pousada ou em frente à piscina.
Talvez a informalidade entre proprietários, funcionários e hóspedes seja o charme do local.
A cozinha funciona também como uma espécie de ponto de encontro dos hóspedes, a maioria deles formada por europeus.
Também acaba funcionando como guia turístico, pois ali os funcionários do restaurante e os proprietários da pousada sempre informam aos hóspedes como estão as coisas em Olinda.
Desde o fim do ano passado, o lugar faz parte da Associação de Hotéis Roteiros de Charme, instituição que cataloga hotéis de diversas partes do país. Dos seus 30 integrantes, apenas quatro estão localizados no Nordeste.

Decoração
Os hóspedes que chegam à pousada são recepcionados em uma sala de estilo barroco, com móveis antigos que contrastam com um computador e uma pequena galeria de arte.
O interessante é perambular atrás de artesanatos de diversos cantos do Nordeste, que compõem a pousada e seus oito apartamentos, distribuídos em dois prédios datados de 1790.
Detalhe: cada apartamento tem ambientação diferente, mas todos são fiéis ao resgate do passado. (RO)
Pousada do Amparo - Tel: 0/xx/81/ 439-1749

Texto Anterior: Olinda parece uma galeria a céu aberto
Próximo Texto: Pacotes para Recife, com aéreo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.