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Airbus faz avião para 656 passageiros
da enviada especial
Aquele sonho de chegar a Paris
em quatro horas a partir de São
Paulo a bordo de um supersônico
de linha comercial está cada vez
mais longe de se realizar. Para a
Airbus e a Boeing, as principais
fabricantes de aviões de médio e
grande porte, esse tipo de avião é
inviável economicamente e causa
problemas ambientais.
A Aibus diz que prefere investir
em transporte de massa, como o
seu A-3xx/100, atualmente em estudos. Ele terá capacidade para
555 passageiros, e o seu vôo inaugural deve ser em 2002. Da mesma família, o A-3xx/200 terá capacidade para 656 passageiros.
Segundo a assessoria da empresa,
os aviões japoneses, que economizam espaço, podem ali transportar mais de 800 passageiros.
O A-3xx terá três andares, contando o porão, onde haverá salão
de jogos, academia, lojas, free-shop e camas. Segundo a Airbus,
os horários dos vôos nos aeroportos já estão lotados e é interessante concentrar um grande número
de passageiros em um só vôo.
A concorrente Boeing não concorda. Ela acredita que os passageiros preferem vôos diretos, sem
conexões, para chegar mais rapidamente ao seu destino final.
Também acredita que não há
mercado para um avião maior
que o seu B-747/400, com capacidade para 400 lugares. Hoje o seu
foco é desenvolver novos modelos para a família do B-777.
As duas empresas disputam arduamente a liderança no mercado de aviões de grande porte. A
Airbus anunciou ter recebido
mais encomendas que a concorrente em 99. A Boeing diz não
acreditar, alegando que manteve
nos últimos cinco anos uma produção superior à concorrente,
apesar de a Airbus dizer ter encostado na rival já em 95.
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