São Paulo, Segunda-feira, 28 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o "cerimonial" do vinho da região

do enviado especial

Todo o vinho do Porto envelhece na madeira das caves de Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio Douro, em frente à cidade do Porto. Daí, provavelmente, um de seus encantos.
Com o passar do tempo, o contato com o oxigênio altera a cor vermelha intensa, dando-lhe tonalidades douradas.
Segundo os enólogos, quanto mais velho for o vinho, mais dourado ele será, pelo menos até cerca de um século de existência.
Do ruby ao vintage, há variações sobre o vinho do Porto.
Famoso pela sua versatilidade, o vinho do Porto pode ser servido fresco como aperitivo ou saboreado no final das refeições -como um digestivo- à temperatura ambiente.
Os especialistas dizem que se o tempo estiver muito quente, o vinho pode ser esfriado, por pouco tempo, num frigorífico, antes de ir para a mesa.
O ideal é servir o vinho em copos grandes em forma de tulipa, com uma medida de pelo menos cinco centilitros, dizem os especialistas.
Em Portugal, vinho do Porto e queijo são sinônimos de uma combinação perfeita. As amêndoas também são excelentes com o vinho do Porto, tanto antes como depois das refeições. (RO)

Texto Anterior: Corrida de barcos homenageia são João
Próximo Texto: Região leva brasileiro às suas origens
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.