São Paulo, Segunda-feira, 28 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corrida de barcos homenageia são João

do enviado especial

Na cidade do Porto é possível observar no rio Douro, na divisa com Vila Nova de Gaia, réplicas dos barcos rabelos.
Esses barcos eram utilizados durante os séculos 18 e 19 para transportar as pipas de vinho do Porto do vale do rio Douro até Vila Nova de Gaia.
Eles ficam ancorados em frente às Caves Sandeman, de origem britânica, uma das mais tradicionais de Portugal.
De lá, saem até hoje alguns passeios nesses barcos. Os roteiros duram em média 50 minutos e custam 1.500 escudos por pessoa.
Crianças até 10 anos, quando acompanhadas pelos pais ou responsável, não pagam.
Apesar de o rio Douro, nessa região do Porto, estar poluído, os cruzeiros proporcionam uma bela vista tanto da cidade do Porto como de Vila Nova de Gaia.
Todos os anos, no dia 24 de junho, ocorre uma regata de barcos rabelos, representando as principais vinícolas do Porto em comemoração ao dia de são João, padroeiro da cidade. As embarcações vão da foz do rio Douro à ponte Dom Luís 1º, resgatando uma tradição do passado português.

Museu do vinho
A empresa Caves Sandeman, fundada em Londres, em 1790, por George Sandeman (que descende de um família escocesa) mantém na sede da empresa, na cidade de Vila Nova de Gaia, o Museu do Vinho do Porto.
O local é o paraíso dos enólogos -profissionais e amadores.
Há diversos artefatos colecionados por várias gerações. Retrata ainda a evolução das marcas e da publicidade desse vinho.
Entretanto o aspecto mais interessante do museu é dedicado à evolução da garrafa.
A coleção é considerada uma das mais representativas de todo o mundo. (RO)


Texto Anterior: Aroma vinícola predomina no rio Douro
Próximo Texto: Saiba o "cerimonial" do vinho da região
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.