São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAÇADO PANTANEIRO

Roteiro tem cavalgada e focagem de jacaré à noite

Complexo turístico perto da estrada Parque, o Passo do Lontra tem chalés de madeira simples e restaurante

DO ENVIADO ESPECIAL A CORUMBÁ (MS)

Após a chegada à fazenda turística, é possível escolher entre uma caminhada e uma cavalgada pelas terras pantaneiras. A cavalgada é feita com os cavalos mansos da fazenda São João e guiada por dois funcionários locais. A duração do passeio varia de acordo com o ritmo do grupo. Durante a travessia de planícies encharcadas e áreas com mata mais fechada, surgem alguns macacos e outros animais. Porém, o evento não se compara à abundância de espécies que podem ser vistas ao longo da estrada. Para quem tem experiência com cavalos, há espaço livre o suficiente para uma bela disparada. Quem não está acostumado não deve abusar: além do risco de cair, sair em velocidade pode render uma grande dor nas costas e nas nádegas, por causa do impacto do trote. Após o jantar, há outra atividade: focagem noturna de animais. Com fortes lanternas, observam-se animais de hábitos noturnos.

Passo do Lontra
Saindo da fazenda São João, seguindo 20 km pela estrada Parque, chega-se ao Passo da Lontra Parque Hotel. Trata-se de um complexo turístico montado por João Antônio Venturini, 57, há 25 anos. São 22 chalés, restaurante e dez apartamentos suspensos por pilares de madeira, que ficam no limite da água quando chega a época de cheia. A estrutura é interligada por uma trilha de madeira de dois quilômetros de extensão que passa pelos mais diversos ambientes e de onde é possível observar grande parte da fauna pantaneira. O complexo fica à beira do rio Miranda, um dos afluentes do rio Paraguai. De bote, é possível passear pelo rio e estar perto de muitos jacarés e pássaros. Os chalés são feitos de madeira, de conforto simples. (LEONARDO WEN)


INFORMAÇÕES Passo do Lontra: 0/xx/67/3231-9494; www.passodolontra.com.br; fazenda São João: 0/xx/67/3231-9494; fazenda Xaraés: 0/xx/67/9906-9272; www.xaraes.com.br


Texto Anterior: Veja como aproveitar mais seu safári
Próximo Texto: Traçado pantaneiro: Cidade serviu de cenário para Guerra do Paraguai
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.