São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NY tem estátua de José Bonifácio

DA ENVIADA ESPECIAL A SANTOS

Tornar o Panteão dos Andradas, monumento arquitetônico construído especialmente para abrigar os restos de José Bonifácio (1763-1838) e de seus irmãos, num local de peregrinação cívica é um dos objetivos do Movimento Pró-Memória de José Bonifácio iniciado em 98 pelo psicólogo santista Arlindo Salgueiro.
Durante uma visita a Nova York, Salgueiro deparou-se com uma estátua de seu conterrâneo sendo reverenciada por universitários norte-americanos.
"Sabia da importância de José Bonifácio, mas não conhecia mais nada", diz o psicólogo, que decidiu investir tempo para estudar e resgatar a memória de Bonifácio.
O patriarca deixou o país aos 20 anos para estudar em Coimbra, em Portugal, e voltou aos 56 anos, para difundir um projeto civilizatório maior.
De acordo com o livro "Projetos para o Brasil", da historiadora Miriam Dolhnikoff, as idéias de Bonifácio incluíam a substituição da mão-de-obra escrava pela assalariada, a integração dos índios e até a defesa da reforma agrária.
O panteão em Santos, inaugurado em 1923, no Dia da Independência, não chama a atenção do pedestre. Alguns até o confundem como uma extensão da construção ao lado, o Conjunto do Carmo, uma igreja do século 18 em estilo barroco.
A visita vale para observar o monumento projetado pelo escultor brasileiro Rodolpho Bernadelli, a urna em jacarandá, o templo em mármore e, claro, para resgatar um pouco da cidadania.


Panteão - praça Barão do Rio Branco, s/ nš; de segunda a sexta, das 8h às 18h; fim-de-semana e feriado, das 9h às 17h.



Texto Anterior: Cheiro de café: Centro de Santos guarda memórias da antiga riqueza
Próximo Texto: Bonde restaurado carrega passageiros e resgata o passado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.