São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 2002

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SALÃO GAÚCHO

Rotas divulgadas na 2ª edição da feira incluem cavalgadas e visitas a produtores de aguardente e licor

RS lança roteiros rurais e de agroturismo

CHIAKI KAREN TADA
ENVIADA ESPECIAL A PORTO ALEGRE (RS)

O turismo rural e de aventura foram os destaques do 2º Salão Gaúcho do Turismo, aberto ao público de quinta até ontem no shopping DC Navegantes, em Porto Alegre.
O turismo de aventura foi o segmento que mais cresceu dentro da feira, ocupando um área de 1.400 m² -em 2001 o espaço foi de 400 m². Além de expor jipes e caminhões usados em passeios, as empresas divulgaram acampamentos para crianças e trekking por regiões como a dos Aparados da Serra, no nordeste do Estado.
O segmento do turismo rural teve pela primeira vez área própria. O Estado tem 300 meios de hospedagem rural cadastrados, dos quais 80 participaram do evento.
Foram apresentados roteiros de agroturismo em Gramado que fazem parte da série Caminhos da Cana -durante os quais o turista visita produções de aguardente e licores- e de cavalgadas nas regiões de São Francisco de Paula, Jaquirana, entre outras.
Rotas como a Gaúcho do Pampa ao Mar foram lançadas, integrando produtos turísticos de sete cidades, como Pelotas, São Lourenço do Sul e Pedras Altas, além de focalizar o gaúcho, sua história e as influências de povos indígenas, pomeranos, alemães, italianos e africanos.
O evento contou com um número de municípios participantes 50% maior em relação a 2001, segundo Tânia Brizolla, diretora para relações com o mercado e de parceria da Setur (Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul).
O salão, que teve investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, reuniu representantes das 22 regiões do Rio Grande do Sul, englobando as nove zonas turísticas do Estado, como a região metropolitana de Porto Alegre, o litoral norte, a região sul e dos vales.
No ano passado o salão atraiu cerca de 30 mil visitantes em dois dias e meio. A expectativa para este ano era de 50 mil pessoas (o ingresso custava R$ 1). Gaúchos de bombachas, moças de saia rodada, degustação e música ao vivo fizeram parte do entretenimento. Houve oficinas para guias e rodadas de negócios.
Ano passado, aconteceram 545 encontros entre 140 empresas (118 agências gaúchas, 17 nacionais e cinco internacionais), criando uma estimativa de negócios de R$ 1,8 milhão num ano. Essa estimativa subiu para R$ 2,5 milhões no fim desta edição do salão.
Ao longo do ano, serão organizados pela primeira vez salões regionais de turismo durante os principais eventos no Estado. "É o filho do salão [gaúcho]", disse Tânia. O primeiro acontece na Expobento, em Bento Gonçalves, de 1º a 12 de maio.


Chiaki Karen Tada viajou a convite da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, da Porto Alegre Turismo e da TAM

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