São Paulo, segunda, 29 de junho de 1998

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POR DENTRO DO MERCADO DE LOCAÇÃO DE CARROS
Avis investe US$ 3 milhões no Brasil

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
da Reportagem Local

A Avis Rent a Car, uma das empresas líderes do setor no mundo, aposta no mercado nacional de locação e investe cerca de US$ 3 milhões no desenvolvimento de sua marca no país.
A estratégia da empresa -no país desde 1966- teve início em agosto do ano passado, quando a matriz norte-americana resolveu não renovar o contrato que mantinha com o único master franqueado da empresa no Brasil.
"Tivemos uma parceria irregular, onde as fases baixas superaram as boas épocas, daí que resultou a nova orientação da matriz de assumir todo o negócio no Brasil", afirma Sérgio Guanais, 40, gerente-geral da Avis no país.
"Vamos aplicar os recursos no desenvolvimento do mercado, no treinamento de nossos funcionários, em novas tecnologias e num centro administrativo que estamos construindo em São Caetano do Sul (no ABC paulista)", afirma Guanais. A inauguração deverá ocorrer no próximo semestre.

Ampliar a presença
Nesse local funcionará a central de reservas nacionais e internacionais da empresa. O atendimento para o Brasil ainda é feito em Miami, na Flórida. O serviço é em português, e a ligação é gratuita.
Hoje a empresa opera com 26 franquias em 32 pontos de atendimento em todo o país. Até o fim de 98, segundo Guanais, "a expectativa é aumentar para 36 o número de franquias e estar presente em 55 lugares".
Se concretizado, isso vai refletir no faturamento da Avis no país. Em 97, a empresa faturou US$ 35 milhões. A previsão para 98 é alcançar os US$ 40 milhões.
"A empresa constatou que o momento atual do Brasil é bom para investimentos e também que o mercado nacional do setor está crescendo", diz Guanais.

Turismo
De acordo com Guanais, a locação para turismo representa de 25% a 30% do movimento da Avis no país, e a operação é feita principalmente nas lojas dos aeroportos.
"O turista precisa se conscientizar de que, muitas vezes, alugar um carro pode ser uma opção mais econômica do que usar o serviço de um táxi", afirma.
O preço médio da diária de um carro modelo compacto, em São Paulo, é de R$ 60, segundo a Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis). "Esse valor é muito próximo do que um taxista cobra só para fazer uma corrida do aeroporto de Cumbica a um bairro da zona sul de São Paulo", diz Guanais.

Preço
Uma semana de aluguel de um Toyota Corolla, com seguro, na Flórida, pela tabela da Avis custa US$ 135. No Brasil, um veículo semelhante -por exemplo, um Chevrolet Vectra- custa R$ 120, em média, só uma diária. Por que há uma disparidade tão grande?
Segundo Guanais, a culpa é atribuída à alta carga tributária, aos custos financeiros e de manutenção. "Não só pela nossa tabela, mas talvez pela de outras empresas também, o preço cobrado no Brasil é semelhante ao praticado em Nova York, por exemplo."
A Avis foi criada em 1946 em Detroit (EUA) e, oito anos mais tarde, iniciou suas operações no exterior -Europa, México e Canadá. Hoje a empresa atua em 147 países, com cerca de 4.700 pontos de atendimento. Sua frota total tem 350 mil carros -cerca de 3.700 estão no Brasil. O faturamento, em 96, foi de US$ 2,5 bilhões.



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