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POR DENTRO DO MERCADO DE LOCAÇÃO DE CARROS
Avis investe US$ 3 milhões no Brasil
CLAUDIO SCHAPOCHNIK
da Reportagem Local
A Avis Rent a Car, uma das empresas líderes do setor no mundo,
aposta no mercado nacional de locação e investe cerca de US$ 3 milhões no desenvolvimento de sua
marca no país.
A estratégia da empresa -no
país desde 1966- teve início em
agosto do ano passado, quando a
matriz norte-americana resolveu
não renovar o contrato que mantinha com o único master franqueado da empresa no Brasil.
"Tivemos uma parceria irregular, onde as fases baixas superaram as boas épocas, daí que resultou a nova orientação da matriz de
assumir todo o negócio no Brasil", afirma Sérgio Guanais, 40,
gerente-geral da Avis no país.
"Vamos aplicar os recursos no
desenvolvimento do mercado, no
treinamento de nossos funcionários, em novas tecnologias e num
centro administrativo que estamos construindo em São Caetano
do Sul (no ABC paulista)", afirma
Guanais. A inauguração deverá
ocorrer no próximo semestre.
Ampliar a presença
Nesse local funcionará a central
de reservas nacionais e internacionais da empresa. O atendimento
para o Brasil ainda é feito em Miami, na Flórida. O serviço é em português, e a ligação é gratuita.
Hoje a empresa opera com 26
franquias em 32 pontos de atendimento em todo o país. Até o fim de
98, segundo Guanais, "a expectativa é aumentar para 36 o número
de franquias e estar presente em 55
lugares".
Se concretizado, isso vai refletir
no faturamento da Avis no país.
Em 97, a empresa faturou US$ 35
milhões. A previsão para 98 é alcançar os US$ 40 milhões.
"A empresa constatou que o
momento atual do Brasil é bom
para investimentos e também que
o mercado nacional do setor está
crescendo", diz Guanais.
Turismo
De acordo com Guanais, a locação para turismo representa de
25% a 30% do movimento da Avis
no país, e a operação é feita principalmente nas lojas dos aeroportos.
"O turista precisa se conscientizar de que, muitas vezes, alugar
um carro pode ser uma opção
mais econômica do que usar o serviço de um táxi", afirma.
O preço médio da diária de um
carro modelo compacto, em São
Paulo, é de R$ 60, segundo a Abla
(Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis). "Esse valor é muito próximo do que um
taxista cobra só para fazer uma
corrida do aeroporto de Cumbica
a um bairro da zona sul de São
Paulo", diz Guanais.
Preço
Uma semana de aluguel de um
Toyota Corolla, com seguro, na
Flórida, pela tabela da Avis custa
US$ 135. No Brasil, um veículo semelhante -por exemplo, um
Chevrolet Vectra- custa R$ 120,
em média, só uma diária. Por que
há uma disparidade tão grande?
Segundo Guanais, a culpa é atribuída à alta carga tributária, aos
custos financeiros e de manutenção. "Não só pela nossa tabela,
mas talvez pela de outras empresas também, o preço cobrado no
Brasil é semelhante ao praticado
em Nova York, por exemplo."
A Avis foi criada em 1946 em Detroit (EUA) e, oito anos mais tarde, iniciou suas operações no exterior -Europa, México e Canadá. Hoje a empresa atua em 147
países, com cerca de 4.700 pontos
de atendimento. Sua frota total
tem 350 mil carros -cerca de
3.700 estão no Brasil. O faturamento, em 96, foi de US$ 2,5 bilhões.
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