São Paulo, segunda, 29 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Thor e Odin "invadem" templos cristãos

do enviado especial

A história dos vikings está em cada canto da Escandinávia. É impossível viajar pela região sem se impressionar e ficar intrigado com os feitos e conquistas desses ancestrais dos nórdicos.
Exímios navegadores, os vikings voltavam seus interesses para o mar e para as viagens em busca de riquezas e novas terras.
Entre os anos 700 e 1000, em seus barcos de madeira, eles percorreram toda a costa da Europa, chegando à Ásia e à América do Norte.
A religião pagã, com adoração ao deus Odin e ao seu filho Thor, deixou traços por todos os cantos da Noruega, Suécia e Dinamarca.
Mesmo depois da conversão ao cristianismo, por volta do ano 1000, é possível encontrar em igrejas cristãs construídas pelos vikings imagens desses deuses ao lado de santos cristãos.
Comunhão de leprosos
A igreja de Borgund Stavkyrkje é uma das mais bem conservadas da Noruega. Construída em 1150 e dedicada a santo André, é umas das 30 igrejas da era viking que restaram, entre as mais de 1.000 erguidas em todo país.
Toda em madeira negra, a construção impressiona pela riqueza de detalhes.
A cúpula lembra uma embarcação viking, o altar é de madeira e pedra pintados e ainda é possível ver a pia na qual eram batizados os bebês e o buraco na parede por onde comungavam leprosos.
A igreja fica no interior do país, a cerca de três horas de Oslo. As visitas são guiadas, custam 50 coroas e fotografar o interior do templo não é permitido. (LHR)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.