São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"UK rules ok"

Passeio de barco mostra a nova cara das docas

Região conhecida como Docklands viu seus armazéns transformados em moradias de luxo

DA ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

Dos locais escolhidos por Virginia Woolf para ilustrar suas "Cenas Londrinas", o que mudou mais dramaticamente desde os anos 1930 é chamada Docklands, região das docas, no leste do Tâmisa.
Os armazéns e guindastes se transformaram em residências de luxo e, ao longo do rio, cenários clássicos, como a torre e a ponte de Londres, dividem o espaço com atrações modernas como a Millennium bridge e o Millennium Dome, transformado na casa de shows O2.
O maior símbolo da transformação da região é Canary Wharf, onde os armazéns deram lugar a modernos arranha-céus, como a Canada Tower, prédio de 50 andares encimado por uma espécie de pirâmide.
Ali fica o museu das Docklands (www.museumindocklands.org.uk; ingresso: 5, R$ 16,10), onde é possível ver as mudanças pelas quais a região passou ao longo dos séculos.
Uma boa maneira de apreciar a região das docas é fazer um tour de barco pelo Tâmisa. Há muitas empresas que operam passeios que partem de vários píeres, como Westminster, Millennium, ao lado, London Eye, em frente à roda-gigante de mesmo nome, Waterloo, Tower e Embankment.
Do píer de London Eye saem barcos regulares para St. Katherine's dock, ao lado da torre de Londres, primeiro ponto da modernização da região.
Mas, para conhecer bem a região, é melhor fazer o percurso de Westminster até Greenwich. O Thames River Services (www.thamesriverservices.co.uk) opera passeios até lá a cada meia hora. O bilhete de ida e volta custa 11 (R$ 35,60).
O trajeto engloba marcos tradicionais e modernos da cidade. Partindo de Westminster, passa por diversas pontes, incluindo a cênica ponte de Londres e a modernosa Millennium, e desvela vistas da St. Paul's cathedral.
Aproveite para explorar Greenwich, onde ficam o Old Royal Naval College, o Observatório Real, e o Greewich park, que abriga a Queen's House e o Museu Marítimo Real. (MARINA DELLA VALLE)


Texto Anterior: Casas preservam memória de "grandes homens" em Londres
Próximo Texto: Igrejas: Abadia de Westminster e St. Paul's apequenam turista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.