UOL


São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LOMBARDIA

Centro da região portuária de Milão no século 19, bairro passa por revitalização e é inundado por restaurantes

Navigli é capital da ferveção até setembro

DO ENVIADO ESPECIAL A MILÃO

Em Milão, até 7 de setembro, o bairro de Navigli, cortado por canais, fecha as ruas para os carros, permitindo, das 20h e às 2h da madrugada, que os inúmeros restaurantes, bares e sorveterias ponham mesas na calçada.
Considerado o reduto fervilhante na cidade, sede da zona portuária milanesa até o século 19, o bairro passa por uma onda de restaurações e revalorização.
Navegando no site www.naviganavigli.it dá para ter uma vaga idéia do que se passa. Mas o bom é mergulhar na boemia local, ou, de dia, ir à cata de tralhas nos antiquários ao redor dos canais Naviglio Grande, Naviglio Pavese e da Darsena (1603). A rede de canais data de 1177 e, no século 15, tinha 150 km de extensão. Até Leonardo da Vinci se empenhou para aumentar sua eficiência. Nos anos 1930, o sistema, abandonado, foi quase totalmente coberto.
Confira alguns endereços:
 

Piadineria Sapori de Romagna - Na via A. Sforza, 9, tem ambiente simples e apertado; já a piadina, sanduíche aberto feito com pão que lembra o sírio, é enorme, um caso sério, e custa entre 2 e 4. Leva rúcula, frios e queijos. Luigi di Mangone e Simona Sementa dão conta do negócio.

Mitsuba Take Away - Na via Scoglio Di Quarto, 3, (tel. local 02/ 836-1296) é um japonês moderno que abre madrugada adentro. No comando está a família Kajino, que foi dona de um restaurante com o mesmo nome em São Paulo. Além de sushis e tempurás delicados servidos em local novo e acolhedor, Mitsuba tem ainda entradas brasileiras, como coxinhas.

Rinomata Gelateria - sorveteria e doçaria com decoração antiga, fica na Alzaia Naviglio Pavese, 2.

Il Gelato - outra sorveteria na Alzaia Naviglio Pavese, 6, é uma portinha, mas vale a ida pelo sorvete de pêra. (SC)


Texto Anterior: Lombardia: Fachada coberta deixa Duomo sem graça
Próximo Texto: Porta Ticinese: Portal marca entrada no bairro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.