São Paulo, quinta-feira, 30 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bairro luso é aula de história sobre descobrimentos

MÁRCIO SAMPAIO
ENVIADO ESPECIAL A BELÉM

Ser um bairro conhecido no mundo todo como berço de um dos doces mais gostosos da culinária portuguesa já seria motivo suficiente para entrar no roteiro de lugares a conhecer numa visita a Lisboa.
Mas Belém, subdistrito histórico de Lisboa onde o historiador e escritor romântico Alexandre Herculano (1810-1877) foi presidente da Câmara, reserva encantos além dos afamados -e algo secretos- pastéis de Belém.
Isso porque Belém fica na foz do rio Tejo, onde as águas do rio se encontram com o mar. Era de lá que partiam as caravelas para as viagens dos descobrimentos. E era para lá que elas voltavam, fomentando uma era áurea em Portugal, que seguiu até meados do século 17.
Para conhecer um pouco dessa história, entre uma mordida e outra nos irresistíveis pastéis de Belém, não deixe de visitar o mosteiro dos Jerônimos e a torre de Belém.
Veja ainda o Padrão dos Descobrimentos, de 1960. Nessa gigantesca caravela estilizada, d. Henrique, o Navegador (1394-1460), ergue-se à proa com uma diminuta nau em mãos. A ele, unem-se 33 esculturas de personalidades lusas, como Camões (1524-1580) -com um exemplar de "Os Lusíadas"- e o pintor Nuno Gonçalves, bem como famosos navegadores, cartógrafos e reis.
Ali, passe no museu da Electricidade, no edifício da Central Tejo, que forneceu energia à Lisboa do início do século 20.
Hoje, ele explica as energias renováveis, a produção e a distribuição de eletricidade. Na década de 1990, Belém iniciou uma onda de revitalização que incluiu a abertura do Centro Cultural de Belém (www.ccb.pt) e de um hotel cinco estrelas da rede Altis (www.altishotels.com) onde há um spa e restaurantes de alta gastronomia.


MÁRCIO SAMPAIO viajou a Lisboa a convite do Altis Belém Hotel & SPA


Texto Anterior: 2 em 1/Braga e Belém: Ancestral e sisuda, Sé é o epicentro da velha cidade
Próximo Texto: Navegar é preciso: Use a internet para programar viagem à Terrinha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.