São Paulo, Segunda-feira, 30 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DA HISTÓRIA DO PARQUE IGUAÇU
Há 60 anos, cataratas viraram patrimônio

SILVIO CIOFFI
Editor de Turismo

Foz do Iguaçu se tornou parque nacional há 60 anos, em 1939, quando Getúlio Vargas assinou o decreto que preservou essa área de floresta subtropical que encerra cerca de 275 quedas d'água.
Mas as sementes da idéia foram plantadas já em 1916, quando o "pai da aviação" Alberto Santos Dumont (1873-1932) decidiu ser patrono da idéia do parque.
Patrimônio da Humanidade pela Unesco, essa área de 225 mil hectares entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai é o segundo maior pólo turístico do país, abrigando um parque hoteleiro sofisticado.
Mas se hoje viajantes portugueses, franceses, italianos e japoneses são figuras fáceis, esse local explorado pelo temível Álvar Nunez Cabeza de Vaca, em 1542 (leia texto abaixo), deve seu nome aos índios caigangues, para quem Iguaçu quer dizer "água grande".
Para descobrir o parque, passeios como o da Macuco Safári (tel. 0/xx/45/574-4244), que por R$ 60 explora a mata a 3 km das cataratas e conduz turistas em botes corredeira acima, revelam a força das quedas -molhando, sempre, as câmeras fotográficas.


Silvio Cioffi viajou a convite do Bourbon Foz do Iguaçu Hotel & Tower



Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Região já foi razão de disputa
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.