São Paulo, segunda-feira, 30 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Índice

LANÇAMENTO

Livrinhos esmiúçam bairros cariocas

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

Quem pensa que guia de viagem é leitura para turista se engana. Pelo menos no caso da coleção "Bairros do Rio", a carga de informação existente nos livrinhos de bolso, pontilhados de fotos novas e antigas, possibilita que eles sejam usados como material de leitura e de referência até mesmo para os cariocas mais antenados.
Com projeto e coordenação de Silvia Fraiha e Tiza Lobo, os quatro novos guias fazem parte de uma coleção já existente e esmiúçam cada esquina dos bairros enfocados. Os títulos novos são "Gávea, Rocinha e São Conrado", "Santa Teresa e Urca", "Barra da Tijuca e Recreio" e "Jardim Botânico e Lagoa". Bilíngue (português/inglês), a coleção já somava oito livros, nos quais 14 bairros haviam sido descritos ("Ipanema e Leblon", "Centro", "Flamengo", "Tijuca e Floresta", "Glória e Catete", "Cosme Velho e Laranjeiras", "Copacabana e Leme" e "Botafogo e Humaitá").
Com mapas de ruas e quadros com endereços, esses guias de bolso editados pela editora Fraiha (fraiha@microlink.com.br) em conjunto com a Prefeitura do Rio/ Rioarte listam atrações, parques, jardins, padarias, botecos, restaurantes, lojas e supermercados, museus e centros culturais, shoppings, livrarias, bancos e até postos dos Correios, passando pente-fino em cada bairro. Mas o ponto forte são as fotos de época, que revelam um Rio que continua lindo e que deve ter sido idílico, como ilustram as imagens de época.


"Bairros do Rio" - Coordenação de Silvia Fraiha e Tiza Lobo, editora Fraiha. Preço unitário: R$ 20.


Texto Anterior: Fernando Gabeira: Como dizer "Feliz Ano Novo" em africano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.