São Paulo, Segunda-feira, 31 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLINÉSIA À AMERICANA
Estrelas são mais brilhantes no Havaí

da enviada especial

O melhor lugar do mundo para observar as estrelas está no Havaí. Pelo menos é o que garante o observatório de Mauna Kea, que faz parte do Centro de Astronomia Internacional de Onizuka.
Seus telescópios superpotentes, instalados no pico da montanha Mauna Kea, a 4.139 metros, garantem um programa inimaginável para quem chega ao Havaí pensando só em praia, sol e surfe.
Vá preparado para ir ao lugar mais frio do arquipélago. A temperatura pode chegar a -7C. Dependendo do tempo, você pode dar de cara com uma nevasca.
Antes de ir ao observatório, é importante checar as previsões meteorológicas. Em dia de chuva ou frio muito rigorosos, o local pode estar fechado para visitação e a estrada pode estar interditada. O telefone local 969-3218 fornece essas informações.
Se for alugar um carro, prefira um com tração nas quatro rodas, pois o acesso até os telescópios é sinuoso. É possível ir ao Centro de Informação ao Visitante, que fica a meio caminho e organiza passeios até o topo da montanha todos os sábados e domingos, se as condições climáticas permitirem (o centro não provê o transporte, só o guia). Outra opção são as empresas de turismo especializadas.
Devido ao ar rarefeito, o programa não é recomendado para gestantes ou pessoas com problemas respiratórios ou no coração. (RGV)


Centro de Informação ao Visitante - 177 Maka'ala Street, Hilo; tel. local: 961-2180. Não há cobrança de ingresso.


Texto Anterior: Visita a Big Island parece uma viagem de volta à Era Terciária
Próximo Texto: Pacotes
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.