São Paulo, segunda, 31 de agosto de 1998

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Vasp pratica "overbooking"

da Reportagem Local

O psiquiatra Flavio Gaiarsa voltou das férias de julho 24 horas mais tarde do que havia previsto. A passagem comprada na Vasp estava marcada para o dia 1º de agosto, mas, devido a um "overbooking" da empresa (venda de um número de passagens superior à capacidade do avião), ele e dezenas de outros passageiros só embarcaram no dia seguinte, quando outros passageiros com bilhete para aquela data ficaram fora do avião, como num efeito dominó.
"No dia 2 de agosto, cerca de 80 passageiros que deveriam ter embarcado no dia anterior ficaram de fora outra vez", conta Hugo Moreira Seo, outro passageiro do vôo.
A rota Newark-São Paulo seria feita por um avião da Continental Airlines, embora muitas das passagens tenham sido vendidas pela Vasp. "Quem comprou bilhete da Continental teve prioridade no embarque", conta Gaiarsa.
Por conta do atraso, Gaiarsa teve de desmarcar vários pacientes que atenderia na segunda-feira, dia 3. "Alguns deles são perturbados e vêem o atraso como descuido, abandono. Vou processar a empresa por danos financeiros e morais, porque a gente perde a credibilidade junto aos pacientes."
O dentista Antônio Bartolomeu Azevedo estava no mesmo vôo de Gaiarsa. Ele buscou informações de como processar a Vasp e as repassou para os companheiros de vôo. "Peguei o telefone de umas 50 pessoas na sala de embarque."
Para Gaiarsa, esse tipo de atitude é bastante eficaz, diferente de perder o controle no aeroporto. "As companhias aéreas colocam funcionários pouco treinados para servir de saco de pancada dos passageiros irados", comenta Gaiarsa. E a ira não leva a nada.
"Pessoas idosas tiveram de ficar horas naquele cercadinho da fila do check-in. Um senhor que tinha acabado de sair de um cirurgia no coração ficou quatro horas em pé."
A Vasp foi questionada por fax e telefone sobre os problemas ocorridos nesse vôo, mas não respondeu à Folha. (MV)



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