São Paulo, domingo, 1 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TUDO SOBRE Ensino de Idiomas
"Curso na TV complementa aula'

da Reportagem Local

Professores de línguas estrangeiras consideram os cursos de idiomas pela TV apenas um complemento da sala de aula. As TVs paga e aberta oferecem atualmente quase 20 programas, com opções para quem quer aprender inglês, francês, alemão, espanhol e japonês (leia quadro abaixo).
"Os programas são interessantes, mas não substituem o professor. O problema é que o telespectador recebe o conteúdo de uma forma muito passiva", afirma o linguista Jacyntho Lins Brandão, 45, professor de grego da Universidade Federal de Minas Gerais.
Na sua opinião, a produção dos programas deveria criar um espaço para a participação do aluno ("que é fundamental no processo de aprendizado de uma língua estrangeira"). "Um equipe de professores deveria corrigir o material enviado pelo telespectador de alguma forma."
Os programas são considerados inapropriados para quem está começando a estudar uma língua. "O "Crossroads Cafe', da Cultura, por exemplo, é indicado para quem já tem nível avançado em inglês. Serve como complemento, mas não substitui o trabalho que nós realizamos em classe", diz Elizabeth Tomo, 31, uma das diretoras do Berlitz - Centro de Idiomas, em São Paulo.
Ainda sobre o programa exibido na TV Cultura, a diretora destaca o seu formato "ilustrativo". "Como o programa segue os moldes de um seriado, com diferentes episódios a cada dia, a aula é leve e divertida."
Segundo Vera Lúcia Marinelli, professora do departamento de francês na PUC-SP, os cursos de línguas pela TV são úteis principalmente para os alunos que estão retomando os estudos. "O conteúdo vai ajudá-lo a recordar alguns pontos gramaticais."
A professora diz utilizar vídeos parecidos com o material apresentado nos programas em sala de aula. "A vantagem é que eu explico os principais pontos após a exibição. Se o aluno que está em casa ficar com dúvidas, não terá ninguém para ajudá-lo."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.