São Paulo, domingo, 01 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

A Maldição
Record, 19h30.

(Thinner). EUA, 1997, 105 min. Direção: Tom Holland. Com Robert John Burke, Joe Mantegna. Cigana roga praga fatal sobre um advogado, mudando seu corpo, sua alma e sua vida. Adaptação de história de Stephen King.

O Bebê Invisível
Bandeirantes, 20h.

(Invisible Child). EUA, 1999, 90 min. Direção: Joan Micklin Silver. Com Rita Wilson, Victor Garber, Tushka Bergen. Mãe de dois filhos (Rita) acredita ser mãe de uma terceira criança e mobiliza céus e terras na tentativa de demonstrar que ela existe. Feito para TV. Inédito.

Os Suspeitos
Record, 21h.

(The Usual Suspects). EUA, 1995, 105 min. Direção: Bryan Singer. Com Kevin Spacey, Gabriel Byrne, Chazz Palminteri. A pergunta é velha: quem é o culpado? Somos convidados a descobrir, num grupo de suspeitos, de quem seria o cérebro que detona operações criminosas e que a polícia tenta decifrar. O filme ganhou os Oscars de melhor roteiro e ator coadjuvante (Spacey) de 1995 e é superior à média da produção atual. Mas também não está com toda essa bola, não.

Chuva Negra
Globo, 23h35.

(Black Rain). EUA, 1989, 125 min. Direção: Ridley Scott. Com Michael Douglas, Andy Garcia, Ken Takakura, Kate Capshaw. Dois policiais que escoltam um gângster da Yakuza de volta ao Japão perdem-no. Na tentativa de reencontrar o prisioneiro, mergulham no submundo nipônico. Uma longa viagem com resultados modestos.

Ardil 22
Rede TV!, 1h.

(Cathc 22). EUA, 1970, 120 min. Direção: Mike Nichols. Com Alan Arkin, Martin Balsam, Richard Benjamin, Art Garfunkel, Paula Prentiss. A guerra é uma insânia. Partindo desse princípio, alguns militares e o próprio filme optam por outra insânia para combater a primeira. Comédia de guerra que segue os passos de "M.A.S.H.", mas onde um quê brumoso se instaura (como que para não desagradar os militaristas) e atrapalha a comunicação. Ainda assim, talentoso.

Wilson
Bandeirantes, 1h30.

(Wilson). EUA, 1944, 153 min. Direção: Henry King. Com Alexander Knox, Charles Coburn, Geraldine Fitzgerald. Biografia de Woodrow Wilson, presidente dos EUA, desde seus tempos de faculdade, passando pela carreira política e culminando com sua obsessão de criar uma Liga das Nações após a Primeira Guerra. Filme chapa branca com prestígio nos EUA que concorreu ao Oscar de melhor filme.

Um Bonde Chamado Desejo
Globo, 1h45.

(A Streetcar Named Desire). EUA, 1984, 156 min. Direção: Glenn Jordan. Com Jessica Lange, Alec Baldwin, John Goodman. Jessica faz o papel de Blanche DuBois (isto é, de Vivien Leigh) e Baldin o de Kowalski (isto é, Marlon Brando), na nova adaptação para TV da peça de Tennessee Williams sobre a frágil e desejante Blanche e seu encontro com o grosseiro e desejável Kowalski. Aqui, promete-se uma versão sem os problemas com a censura que teve o filme de Elia Kazan (de 1951). Jessica pode encarar Vivien Leigh. Agora, Baldwin no papel que foi de Marlon Brando? Fala sério...

DESTAQUES DA TV PAGA

GNT expõe a face musical de Woody Allen

DA REDAÇÃO

O CANAL GNT exibe, às 23h20, o documentário inédito "Wild Man Blues: Woody Allen em Concerto", que mostra o diretor de cinema tocando com sua banda, a New Orleans Jazz Band, numa turnê pela Europa realizada em 1996. Muito antes de se tornar um cineasta conhecido mundialmente, Allen apaixonou-se pela música, aprendeu sozinho a tocar saxofone e, mais tarde, teve aulas esporádicas de clarinete com o músico Gene Sedric.
Com duas horas de duração, o programa apresenta trechos gravados durante os 18 espetáculos que a banda fez em 14 cidades européias, entre elas Paris, Milão, Veneza, Londres e Madri. A direção é de Barbara Kopple, premiada duas vezes com o Oscar de melhor documentário de longa-metragem (1977, por "Harlan Country USA", e 1991, por "American Dream"). A idéia de transformar a turnê em um especial foi da irmã de Allen, Letty Aronson, que fez a produção-executiva de alguns dos filmes do cineasta.
Sua idéia foi mostrar Allen não como um famoso diretor de cinema e músico ocasional, mas como um ser humano com medos e anseios, às vezes neurótico como muitos de seus personagens. A atual mulher do cineasta, Soon-Yi, que acompanhou toda a excursão, está presente no documentário.
A diretora Barbara filmou entre 16 e 18 horas diárias e, segundo Letty, só os hábitos de Allen em suas viagens já renderiam um especial à parte. Segundo o crítico musical Daniel Shapiro, o ator e diretor é "um clarinetista competente que realmente parece arrastado pela euforia enquanto toca todas aquelas músicas antigas".


"WILD MAN BLUES: WOODY ALLEN EM CONCERTO" - GNT, hoje, às 23h20

PARA CRIANÇAS

"Grito de Gol" mostra sonho de ser jogador

O canal Discovery Kids encerra hoje, às 18h30, a série "Grito de Gol", que conta várias histórias de crianças apaixonadas pelo futebol mundo afora. O episódio final narra os sonhos do argentino Kevin, morador de Buenos Aires e torcedor do Boca Junior, e do mexicano Andrés, fanático pelo América local.
Os dois almejam ser jogadores profissionais e o programa leva Kevin, sem que ele saiba aonde está indo, a um treino do Boca, e ele acaba ganhando dos seus ídolos uma camiseta autografada por todo o time. Enquanto isso, Andrés recebe de presente um encontro com um dos astros que mais admira, o chileno Zamorano, que, depois de várias temporadas na Itália, joga no clube mexicano.
No final do programa, os dois garotos entram em campo de mãos dadas com jogadores de seus times do coração.
Cada episódio da série "Grito de Gol" é apresentado a partir do Rio de Janeiro e de São Paulo, por Phelippe e Mariane, que oferecem ao telespectador anedotas e dados interessantes relacionados ao futebol.


GRITO DE GOL - Discovery Kids, hoje, 18h30


Texto Anterior: Crítica - Hélio Schwartsman: A princesa e a república
Próximo Texto: Próximos capítulos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.