São Paulo, domingo, 02 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV 50 ANOS

"O Sítio" levou à TV o mundo de Lobato

ERIKA SALLUM

DONA Benta, Narizinho, Pedrinho, Zé Carneiro, Visconde de Sabugosa... poucos programas marcaram tanto a história da TV como "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", que a Rede Globo exibiu durante dez anos, a partir de 1976.
Baseada na obra de Monteiro Lobato, com adaptação de Benedito Ruy Barbosa e Marcos Rey, entre outros, essa novelinha infantil contava as aventuras de um pequeno sítio cuja proprietária, uma senhora bonachona e bem-humorada, e seus dois netos adoravam contar e ouvir histórias, muitas vezes protagonizadas por seres mágicos como a Cuca, o Saci-Pererê e o Jaboti. Um lugar tão fantástico que lá até uma bonequinha de pano chamada Emília ganhava vida.
"Por um acordo com a família de Monteiro Lobato, não podia haver merchandising no programa. Era tudo muito voltado para a cultura. Depois é que a TV começou com essas loiras que são mais vendedoras do que apresentadoras", diz Tonico Pereira, 52, o Zé Carneiro.
Para Zilka Sallaberry, 83, a eterna Dona Benta, atuar em "O Sítio" foi "gratificante": "Não há um dia em que não sou abordada na rua por gente lembrando daquela época. Foi um tempo inesquecível".


Texto Anterior: Infantil: Stênio Garcia tenta agradar às crianças com "Capitão Sardinha"
Próximo Texto: Laerte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.