São Paulo, domingo, 2 de agosto de 1998

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MAKING OF
TV viaja de ônibus em SP para atrair espectadores

RICARDO MOREIRA DOS SANTOS
da Reportagem Local

Fazer programas de variedades em vídeo para quem anda de ônibus.
Esta é a idéia da Vídeo Bus, empresa que desde junho deste ano começou a transmitir seus programas em ônibus e terminais rodoviários de São Paulo.
"É uma programação leve, sem más notícias", diz a atriz Rita Damasceno, 27, apresentadora e produtora dos vídeos.
O programa dura duas horas e tem entrevistas, clipes musicais, dicas culturais e de saúde, além de anúncios comerciais.
Rita compara o seu programa a outros da TV aberta, como o "Vitrine", da Cultura, e os da MTV.
O sistema de instalação não é complicado. Uma TV é instalada junto com um vídeo dentro de uma caixa fechada no ônibus.
As fitas VHS são rebobinadas e recomeçam automaticamente, ficando por volta de 20 horas rodando por dia. A cada semana, uma fita com um programa novo é trocada.
Essa é, aliás, uma das poucas queixas dos usuários da linha 409E - Jardim Ângela, que adotou a TV.
O motorista do ônibus, Ilson Lourenço, 29, diz que "quem usa a linha todos os dias reclama um pouco por ser a mesma programação, mas as pessoas gostaram da idéia".
Já a desempregada Marizete Conceição Rocha, 29, usuária da linha, prefere a programação do ônibus a assistir a TV aberta.
Comparando ao programa de variedades apresentado por Fausto Silva aos domingos na Globo, ela diz: "O Faustão é muito enjoado, eu prefiro os programas que passam aqui". O gerente comercial da Vídeo Bus, Dirceu Mattos, diz que a intenção da empresa é diversificar a programação, mas que depende ainda dos anunciantes.
Todos os custos de instalação e manutenção dos equipamentos ficam por conta da empresa produtora dos programas.
A instalação dos aparelhos está sob a aprovação da SPTrans nas linhas tipo executivo. O gerente-geral de engenharia Edilson Reis, 45, diz que a tendência é expandir a instalação para os circulares, dependendo da aceitação dos usuários. A linha Avenidas deverá circular em breve com TVs.
A Vídeo Bus vem atuando na Baixada Santista desde dezembro de 96. Até hoje, já foram investidos R$ 700 mil. No total, a empresa tem 200 conjuntos de TVs e vídeos operando.
Anunciante na TV ambulante há quatro meses, o gerente da revista "Made in Japan" Nelson Toyomura ressalta a vantagem do custo do anúncio.
"É mais barato que a TV normal e eu atinjo um público específico", explica.



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