UOL


São Paulo, domingo, 04 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Um Tira da Pesada
Globo, 13h10.
(Beverly Hills Cop). EUA, 1984, 105 min. Direção: Martin Brest. Com Eddie Murphy, Judge Reinhold. Primeira aventura do tira de Detroit que, em férias, vai a Los Angeles investigar a morte de um amigo. Murphy leva a comédia na boa.

Appassionata
Cultura, 15h30.
Brasil, 1953, 95 min. Direção: Fernando de Barros. Com Anselmo Duarte, Tônia Carrero, Paulo Autran, Ziembinsky, Alberto Ruschell. A Vera Cruz botou na fogueira a fina flor de seu elenco neste tolo melodrama sobre pianista que, numa mesma noite, conhece a consagração e é acusada de matar o marido. Ela demonstra inocência, mas é sempre perseguida pela obsessão do passado. P&B.

Nirvana
Record, 18h.
(Nirvana). França/Itália, 1997, 100 min. Direção: Gabrielle Salvatores. Com Christopher Lambert, Emmanuelle Seigner. Criador de jogos de vídeo entra no computador da empresa para a qual vendeu os direitos de seu último trabalho, pois o jogo foi contaminado por um vírus. Terá de se entender com os perigos da realidade virtual. Salvatores, diretor que surgiu bem com "Mediterrâneo", no fim dos anos 80, sumiu depois e ressurge com essa ficção científica de argumento pouco original.

Nada É para Sempre
Bandeirantes, 20h30.
(A River Runs Through It). EUA, 1992, 95 min. Direção: Robert Redford. Com Brad Pitt, Craig Sheffer, Tom Skerritt. O destino de dois irmãos (Pitt e Sheffer), filhos de um pastor (Skerritt), no início do século. Redford observa-os. Da paixão pela pesca até os caminhos bem diversos que tomam, corre um sopro tão bucólico quanto acadêmico. Filme bem produzido, mas um tanto acadêmico, que ganhou o Oscar de melhor fotografia.

Daylight
SBT, 23h.
(Daylight). EUA, 1996, 109 min. Direção: Rob Cohen. Com Sylvester Stallone, Amy Brenneman. Trombada entre um carro e um caminhão que leva lixo tóxico, no interior de um túnel, provoca explosão com mortes etc.. É desse etc., isto é, dos sobreviventes, que vai se ocupar Stallone, ex-membro de serviço de salvamento emergencial que providencialmente passava por ali. Ênfase nos efeitos especiais, em "revival" do velho filme-catástrofe.

Garantia de Morte
Globo, 23h.
(Death Warrant). Canadá, 1990, 111 min. Direção: Deran Sarafian. Com Jean-Claude Van Damme, Robert Guillaume. Policial é encarregado de se infiltrar em uma prisão a fim de desvendar série de crimes. Van Damme descobrirá que na penitenciária basta sobreviver para estar no lucro. Só Van Damme interessa, se é que interessa. Deran, filho do grande Richard C. Sarafian, não vale o pai.

Anna e o Rei do Sião
Bandeirantes,0h30.
(Anna and the King of Siam). EUA, 1946, 128 min. Direção: John Cromwell. Com Irene Dunne, Rex Harrison, Linda Darnell, Lee J. Cobb. Em 1862, a viúva Anna Owens chega a Bangcok, para educar os filhos do rei do Sião. Eles são nada menos que 67. De resto, ela enfrentará o autoritarismo do rei e terminará por ser decisiva para a modernização do país. Baseado em livro de Margareth Landon, escrito a partir da biografia de Anna Leonowens. Em suma, uma demonstração da superioridade do Ocidente. P&B. Legendado.

Fim de Caso
Globo, 0h35.
(End of the Affair). EUA, 1999, 102 min. Direção: Neil Jordan. Com Julianne Moore, Ralph Fiennes, Stephen Rea. Fiennes é o homem que tenta entender, terminada a Segunda Guerra, por que a ex-amante deixou-o tempos atrás. A investigação em torno desse fato e as descobertas surpreendentes que faz são a razão de ser do filme, acima da média. Inédito.

Golpe Sujo
Globo, 2h20.
(Foul Play). EUA, 1978, 115 min. Direção: Colin Higgins. Com Goldie Hawn, Chevy Chase, Burgess Meredith. Bibliotecária (Hawn) de San Francisco descobre plano para assassinar o papa quando de sua passagem pela cidade. Obviamente, ninguém a leva a sério. Obviamente, o plano é tão real quanto inverossímil. Só um detetive (Chase) se disporá a ajudá-la.



Texto Anterior: Crítica: Xingou por quê?
Próximo Texto: Próximos capítulos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.