São Paulo, Domingo, 05 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multishow e Eurochannel estréiam seriados policiais

da Reportagem Local

Só faltava mesmo Hercule Poirot à galeria de investigadores do canal pago Multishow (Net/Sky), que conta com Maigret, Sherlock Holmes, Navarro e até Rex, o cão detetive. O canal estréia hoje, às 21h45, o seriado inglês "Poirot, de Agatha Christie".
O detetive belga Hercule Poirot só perde em popularidade na literatura policial para Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle. Poirot surgiu em 1920, no livro "O Misterioso Caso de Styles", também a primeira novela policial de Agatha Christie. Suas aventuras eram escritas como se fossem relatos de seu companheiro fiel, o capitão Hastings.
A maior qualidade de Poirot é sua habilidade de fazer deduções com base, principalmente, nos depoimentos dos diversos suspeitos, sem precisar das evidências físicas para chegar aos culpados.
O personagem estreou em adaptações cinematográficas no início dos anos 30 interpretado por Austin Trevor em "O Assassinato de Roger Ackroyd" (1931), "Café Preto" (1931) e "Treze à Mesa" (1934). Houve ainda Tony Randall, que foi Poirot em "Os Crimes ABC" (1965), e Albert Finney em "O Assassinato no Expresso do Oriente" (1974).
Peter Ustinov foi visto como o melhor intérprete do detetive belga por suas atuações em "Morte sobre o Nilo" (1978), "Assassinato Num Dia de Sol" (1982) e "Encontro com a Morte" (1988), além de alguns telefilmes. Mas foi destronado quando David Suchet assumiu o personagem neste seriado britânico de 1988.
A série obteve sucesso adaptando o vasto arsenal de mais de 40 histórias escritas por Agatha Christie para Poirot e durou cinco temporadas por lá. O Multishow comprou quatro, num total de 38 episódios, e deixou de fora do pacote seis telefilmes feitos pela mesma equipe.
No episódio de hoje, "A Aventura do Cozinheiro Clapham", uma mulher contrata Poirot para descobrir o paradeiro de sua cozinheira. Ele se decepciona porque acha que a empreitada não está à altura de seu talento, mas descobre que o caso é mais complexo do que parecia inicialmente.

Eurochannel
Amanhã, quem traz um novo seriado policial é o Eurochannel (TVA/DirecTV), que mostra, às 19h30, "Jonathan Creek". A série é uma espécie de versão britânica de "Arquivo X".
Creek (Alan Davies) é um detetive que costuma investigar, ao lado da repórter Madelline Magel-lan (Caroline Quentin), casos não resolvidos pela polícia.
No primeiro episódio, ele trabalha como criador de truques para um mágico quando conhece Madelline. Ela quer a sua ajuda para desvendar o estranho assassinato de um pintor, que tem como principal suspeita a sua mulher.
A repórter se apaixona por Creek de cara, e o seriado investe na crescente tensão sexual entre o casal de protagonistas.



Texto Anterior: TV paga: "A Arca de Noé" estréia no Hallmark
Próximo Texto: Novela mexicana amplia seu sucesso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.