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São Paulo, domingo, 06 de abril de 2003

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TV DE PAPEL

Novas revistas vão em sentidos opostos, priorizando serviços de um lado e temas variados de outro

Net e TVA reformulam seus guias de canais e programas

FERNANDA DANNEMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

A DISPUTA das operadoras de TV paga vai além de cabos e parabólicas. De olho nos assinantes e nos anunciantes, TVA e Net apostaram na reformulação dos seus guias de programação. Enquanto a nova publicação da TVA priorizou a parte de serviços, a Net substituiu o guia "Net TV" pela sofisticada "Monet", revista que mistura comportamento, culinária e moda ao guia de programação. Mas a nova organização -por canais, e não por dias- provocou críticas de alguns assinantes. "Eles retalharam a grade de programação, exigindo que o assinante folheie duas dúzias de páginas para ter idéia do que vai passar na TV em determinado horário", diz Alvaro Antunes, 36, tradutor de Curitiba. Vendida a R$ 5,90 aos assinantes e a R$ 8,00 nas bancas, o papel cuchê e as colunas fixas sobre vinhos e cinema da "Monet" não suplantam as queixas. "Para saber qual é o filme que está passando no Telecine, devo consultar uma lista de símbolos minúsculos e, depois, buscar a sinopse em outro lugar na revista. A parte de filmes piorou, e a de documentários e seriados não tem mais informação: ficou só com o nome genérico dos programas", diz o tradutor Antunes. Segundo Daniel Conti, gerente de marketing da operadora, a Net e a editora Globo, que edita a revista, estão avaliando críticas e sugestões recebidas. Conti afirma que a mudança é reflexo de uma pesquisa que mostrou a satisfação dos assinantes quanto ao guia de programação anterior, e seu desinteresse pela parte editorial. "Apostamos num guia do canal somado a uma revista de qualidade sobre o cotidiano", afirma. Já a outra revista da operadora, ex-"Guia de Programação da Net" e atual "Superguia", oferecida gratuitamente a quem assinou seu contrato até dezembro de 1996, contém somente a grade de programação -também dividida por canais- e os filmes do mês. A operadora diz que, além das opções em papel, oferece gratuitamente aos 400 mil assinantes (dado informado pela NET) o guia eletrônico no canal 37, que mostra a programação dos canais.

Concorrência
O "Guia da TV", da TVA, também ficou mais colorido, impresso em papel de revista, com 54 páginas a mais. No lugar das antigas reportagens que precediam a programação, destaques para alguns programas.
Segundo Ricardo Villela, editor da revista, publicada pela Editora Abril, a mudança inicia um projeto mais ambicioso.
"Queremos transformar a revista no guia das operadoras que tenham os mesmos canais da TVA -como a Directv-, para que elas também a distribuam a seus assinantes", diz ele.
Segundo Ricardo Lopes, diretor de marketing, o conteúdo editorial foi triplicado, mas os 220 mil assinantes (número fornecido pela operadora) vão pagar os mesmos R$ 4,90 por exemplar.


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