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TV PAGA
Interatividade vira arma para seduzir assinantes
Net e Sky lançam sistemas interativos, e canais por assinatura adquirem atrações "de peso" para reforçar suas grades
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DA REPORTAGEM LOCAL
COM um mercado formado por cerca de 3 milhões de assinantes, a TV
por assinatura foi o veículo que mais
cresceu, em faturamento publicitário, no
terceiro trimestre de 2000. Segundo o
projeto Inter-Meios, que mede investimentos de mídia no país, a TV paga, nessa fase, registrou faturamento 160% superior ao do mesmo período de 1999. As
operadores de TV paga guardam planos
expansionistas para os próximos anos.
DirecTV e Sky, por exemplo, possuem
distintos projetos de TV interativa.
O da DirecTV oferecerá aos seus assinantes quatro canais com jogos (canal
915), informações bancárias (925), condições do tempo (943) e relatos sobre
programação (981). O serviço deve estar
disponível para toda a base de assinantes
até março. Com seu modelo interativo, a
DirecTV visa até o final deste ano conquistar 2 milhões de assinantes no país.
Atualmente, a operadora possui 430 mil.
Diferentemente da DirecTV, a SKY, no
momento, prefere apostar na exibição de
atrações interativas pulverizadas ao longo de sua programação regular.
"Estamos trabalhando com recursos
interativos que podem ser usados em
partidas de futebol ou em apresentações
musicais. Podemos, por exemplo, oferecer canais alternativos que exibem, simultaneamente, diferentes lances de um
jogo", diz Rosamélia Girão, consultora
de negócios da Sky. A Sky lançará no final do ano um sistema interativo semelhante ao da DirecTV, com canais de previsão meteorológica, serviços bancários
e outros. A seguir, conheça os projetos
dos canais de TV paga para este ano.
HBO - Enquanto segue em suas infindáveis negociações para ser incluída na
grade da Net, a HBO (TVA/DirecTV)
traz em 2001 um vultoso pacote de longas e a terceira temporada da série "Família Soprano". Problemas contratuais,
no entanto, fizeram com que a rede perdesse a série "Sex and the City".
Entre as produções que a HBO exibirá
-ainda sem data definida- figuram
"Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento", "O Sexto Sentido", "Hurricane",
"Notting Hill", "Noiva em Fuga" e "O
Troco". Produções nacionais, como
"Bossa Nova" e "Castelo Rá-Tim-Bum",
também estarão presentes. Outro trunfo
foi a aquisição de "Band of Brothers", seriado milionário co-produzido por Tom
Hanks e Steven Spielberg.
A rede pensa também em fazer um intercâmbio de produções entre Brasil e
América Latina. "Traríamos filmes de
países como México e Argentina e levaríamos filmes brasileiros a esses mercados", diz Axel de Torsiac, gerente-geral
da HBO Brasil. Há outras hipóteses, como criar um canal extra, com programação dublada, e exibir eventos esportivos.
"Futebol, claro, não iremos passar. Mas
uma luta de boxe de destaque poderia ser
do interesse de nossos assinantes."
Telecine - Diferentemente da rival
HBO, o Telecine (Net/ Sky) pretende oferecer apenas longas estrangeiros em seus
cinco canais e nada de séries ou eventos
esportivos. Este ano, pela primeira vez, a
rede exibirá o Globo de Ouro, no próximo dia 21, às 23h, evento que até o ano
passado era visto no canal USA.
"Estamos estudando a viabilidade de
passar o Oscar em dois canais: um que
exibiria o evento com som original e outro com comentários em português", diz
Fred Schifer, diretor-geral do Telecine. A
cerimônia vai ao ar em 25 de fevereiro.
A rede pretende ampliar o número de
filmes dublados, para preencher a grade
do canal Happy, cujo público é predominantemente infanto-juvenil e reivindica
a exibição de produções dubladas. Entre
as atrações de peso para este ano no Telecine Premium estão "Gladiador", "Clube
da Luta", "X-Men", "Episódio 1 - A
Ameaça Fantasma", "A Praia", "Beleza
Americana" e "Celebrity".
Cartoon Network - Já estreou a terceira temporada do desenho "Pokémon".
Os 52 episódios da terceira temporada
do desenho japonês serão exibidos de segunda a sexta, das 17h às 19h. Além desses, o canal exibirá cinco novos desenhos, de apenas um episódio, sextas, às
19h: "Lidia Sortuda" (que é reprisado hoje às 18h), "O Show do Tio Gus" (que vai
ao ar dia 12), "Cabeludo e Cabeção" (dia
19), "Jonas, o Robô" (dia 26) e "Espinhuda, um Cáctus Legal" (dia 2 de fevereiro).
Fox - Em março, estréia a série de ficção científica "Dark Angel", concebida
pelo cineasta James Cameron (de "Titanic" e "O Exterminador do Futuro").
GNT - O canal traz várias co-produções
em 2001. Entre elas, "Spectre of Hope",
associação com a francesa Canal + e a
RTP portuguesa. Co-produzido pelo
ator Tim Robbins, o especial de 52 minutos documenta as fotos feitas por Sebastião Salgado sobre as migrações em diversas partes do mundo. Caso a produção seja indicada ao Oscar de documentário, sua exibição será adiada do primeiro semestre para novembro, quando a
Globosat completa dez anos.
Em conjunto com a Conspiração e a
Videofilmes, a GNT produz também um
especial sobre o navegador Amyr Klink.
Já em março, o canal deve trazer uma outra co-produção, com o ator Paulo José,
sobre o escritor João do Rio. Entre as
aquisições internacionais, figuram um
documentário oscarizado: "King Gimp",
prêmio de melhor curta em 1999.
Canal Brasil - A maior novidade é a
exibição de "Táxi Brasil", série de cinco
programas com uma hora de duração,
com estréia hoje, às 20h. "É uma série
brasileira, um formato pouco conhecido
no país", diz Alexandre Cunha, gerente
de programação. O canal traz também
pacotes de dois cineastas: Luís Sérgio
Person -cujos "Cassey Jones", "O Caso
dos Irmãos Naves" e "Banca de Valente"
serão exibidos a partir de março- e Ugo
Giorgetti -de quem o canal comprou os
filmes "Festa", "Sábado", "Jogo Duro",
"Quebrando a Cara" e "Boleiros".
Multishow - A meta do canal é aumentar a exibição de produções nacionais.
"A intenção é que metade da programação do Multishow seja composta por
programas brasileiros", diz Paulo Barata,
gerente de marketing cultural.
Na maioria, os novos programas tratarão de música e jovens. O "Prêmio Multishow de Música Brasileira" -que
acontece dia 23 de maio, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e será transmitido ao vivo pelo canal- agora trará
uma nova categoria, em que todos os artistas que já ganharam o prêmio escolherão um nome a ser homenageado.
Em fevereiro, a emissora transmite os
especiais "O Avesso da Bossa", sobre a
tropicália, dirigido por Rogério Gallo, e
"Olha Que Coisa Mais Linda", homenagem a Tom Jobim, em que Daniela Mercury, Ivan Lins e João Bosco, entre outros, interpretam suas músicas.
Film & Arts - Recentemente comprado pela Liberty Media Internacional, o
Film & Arts passará, a partir de abril, por
uma reformulação visual e ganhará novas vinhetas e logotipo. Quanto à programação, o novo Film & Arts planeja investir na compra de produções brasileiras.
(BRUNO GARCEZ E FABIO DANESI ROSSI)
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