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MAKING OF
Setor cuida da elaboração de vinhetas, aberturas e cenários dos programas
Departamento de Promo da MTV faz João Gordo cantar "I Love Chopin"
DA REPORTAGEM LOCAL
AO SOM do hit kitsch "I Love Chopin", o apresentador punk João
Gordo dedilha um teclado cercado de belas modelos. A sua volta, um cenário, no
mínimo, cafona. A inusitada cena -que
integra a abertura do programa "Gordo a
Go Go", que João comanda nas noites de
segunda na MTV- é mais uma das
brincadeiras do Departamento de Promo e Gráficos da emissora musical.
Responsável pela linguagem visual do
canal, é ele quem cria e realiza as famosas
vinhetas com o logotipo da MTV -que,
na realidade, se chamam "ID" (de identidade)-, assim como as aberturas e cenários dos programas, as chamadas das
atrações exibidas nos intervalos comerciais e até adesivos e camisetas.
"Há cerca de dois anos, passamos por
uma profunda mudança. Todo o visual
do canal ficou mais bem realizado e muito mais moderno", diz o diretor de arte
Jimmy Leroy. Para ajudá-lo, ele conta
com uma equipe de 17 pessoas, entre redatores, designers, produtores, coordenadores e estagiários, e softwares como
"After Effects", "Avid", "Midia 100" e
"Final Cut".
"Por sermos um canal menor, não temos a mesma estrutura de uma Globo,
por exemplo. Mas, por isso mesmo, temos mais liberdade para criar. E, diferentemente de outras emissoras, não
precisamos de um visual padronizado
em nossos programas. Então, a gente
sempre procura ser o menos óbvio possível, como no caso do "Gordo a Go Go".
Desde o início, quando nem sabíamos
ainda como seria a abertura, tínhamos
em mente a música "I Love Chopin". É
muito mais interessante colocar o João
em uma atmosfera brega", explica Leroy.
No processo de criação, qualquer idéia
é bem-vinda. No programa "Os Piores
Clipes do Mundo", por exemplo, a abertura mostra cenas engraçadas de uma filmagem caseira com personagens fantasiados de super-heróis. "É uma fita antiga de um amigo de um produtor nosso.
Feita em VHS, é ideal para o programa,
meio trash, meio anos 80, como os clipes
que aparecem na atração."
No caso dos "IDs", a MTV recebe muito material internacional, vindo de filias
da emissora pelo mundo, como Austrália, Índia, Itália, Japão e até Rússia. "Cerca de 10% dos "IDs" são estrangeiros,
além de alguns criados por gente que nos
manda material. O resto fazemos aqui,
usando todo o tipo de tecnologia. Gostamos de usar super 8, VHS, Beta, dependendo da textura e da idéia que queremos passar", afirma o diretor de arte.
(ERIKA SALLUM)
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