São Paulo, Domingo, 09 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DÉJÀ VU
Emissora estréia cinco novos programas, entre eles o "Ed Banana" e o "Rodeio Mania", que reeditam formatos manjados
Record recicla receitas velhas em novas atrações

ERIKA SALLUM
DA REPORTAGEM LOCAL

E NQUANTO algumas emissoras se contentam com reprises neste período de férias, a Record coloca no ar em janeiro cinco novos programas, apostando em formatos e fórmulas batidas para conquistar a atenção do espectador.
Os destaques ficam por conta de "Ed Banana", que estréia amanhã, às 21h, e "Rodeio Mania", que começa a ser exibido neste sábado, às 12h.
Apresentado diariamente pelo ator paulistano Edilson Oliveira, 35, intérprete do personagem Chiquinho do "Eliana & Alegria", "Ed Banana" é uma espécie de casamento entre o "Fantasia" (SBT), o "Quarta Total" (Record) e diversos programas de auditório já existentes.
Para conquistar a audiência, "Ed Banana" vai misturar música, brincadeiras com o auditório e concursos do tipo "garoto e garota verão", "a careca mais feia" e "a barba mais longa".
Com um cenário bem "tropical", cheio de frutas gigantes, flamingos, palmeiras de espuma e araras, com direito até a um barquinho pintado na parede, a atração também terá jurados -entre eles a cantora Maria Alcina-, que vão analisar o talento de aspirantes a músicos, em um quadro intitulado "Os Intocáveis", bem ao estilo "Show de Calouros", de Silvio Santos.
"Nossa intenção maior é divertir, levar a família inteira para a frente da TV. Não acho que tenha a ver com "Quarta Total", pois não formaremos times competindo entre si; vamos chamar pessoas da platéia para participar dos concursos", afirma o diretor Felipe Ribeiro.
Ed Banana é um personagem de Edilson Oliveira que foi criado há quatro anos para o programa de Eliana. Com jeito de malandro, veste um terno amarelo e um chapéu que lembram muito o Máskara, herói encarnado no cinema por Jim Carrey. "Além de todas as brincadeiras, vou satirizar muitos dos programas de televisão que são veiculados atualmente", diz Oliveira.
"Ed Banana" será transmitido ao vivo, da sede da emissora, na Barra Funda, em São Paulo. Nos meses de janeiro e fevereiro, ocupará o horário da "Escolinha do Barulho", que está de férias, e, a partir de março, deve virar uma atração semanal, ainda sem dia definido.

Segura, peão!
Entre os investimentos da Record neste início de ano está "Rodeio Mania", dedicado ao universo country e apresentado por Amanda Françozo, 20. O programa é uma reedição do "Geração Country", que Françozo comandava na CNT/Gazeta, e vai mostrar a vida de peões e caubóis, além de feiras e eventos como a Festa do Peão de Barretos.
"Gente que não tem afinidade com esse mundo também será atração, como o cantor Vinny, que foi convidado a tirar leite de uma vaca", diz Françozo.
O último bloco do programa será dedicado às crianças, com a participação de personagens de desenho animado que vão interagir com a apresentadora, dando dicas, claro, sobre rodeios e afins.
Ainda de olho no público infantil, a Record lança no dia 31 de janeiro, sem horário definido, "Miguelito", versão brasileira do famoso mexicano "Chaves", exibido há anos pelo SBT.
Tendo como protagonista um garoto de rua carente, ingênuo e engraçado (com um figurino quase idêntico ao personagem mexicano, que traz até boné e calça pescador), "Miguelito" resgata, na opinião do diretor Milton Neves, "os programas de vila que tanto encantam as crianças, como "Vila Sésamo'".
Neves, no entanto, nega qualquer semelhança com a atração do SBT e diz que o título espanhol é uma "homenagem à América Latina": "Formato é formato, como os programas de escolinhas. O que nos interessa é a nossa qualidade".
Também na nova programação da Record, "Ação Ecológica" e "Caminhos da Pesca", que deveriam ter estreado ontem na emissora, terão como temas principais a natureza. No primeiro, exibido às 10h30, será enfocado o ecoturismo, com imagens de reservas e animais do Brasil. "Ação Ecológica", inspirado nas atrações do canal People + Arts, tem como apresentadores uma dupla à "Terra Nostra": Mateus Pettinati e Juliana Rosas.
Já "Caminhos da Pesca", que vai ao ar às 11h, com apresentação de Cacá Siqueira, dará dicas para os amantes da pesca (locais, equipamentos etc.), além de conversar com artistas que têm o esporte como hobby, entre eles Daniel, Chitãozinho e Fábio Jr.



Texto Anterior: Net e Sky já comercializam pacotes de pay-per-view do Rio-SP
Próximo Texto: Humor: Para Didi, público hoje só quer sitcom
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.