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VÍDEO
"Quero Ser John Malkovich", do estreante Spike Jonze, sai em vídeo
Malkovich brinca de marionete
ESPECIAL PARA A FOLHA
"Consciência é uma maldição terrível. Eu penso, eu sinto, eu sofro", diz o protagonista de "Quero Ser John
Malkovich", um titereiro idealista (John
Cusack), ao chimpanzé de sua mulher
(uma irreconhecível Cameron Diaz). Logo,
porém, ele estará deixando suas sacadas
cartesianas de lado e, com elas os escrúpulos, para se tornar um outro, reportando ao
velho canto de Rimbaud: "Eu é outro".
A pedido da mulher, o titereiro se emprega como arquivista numa firma que se situa
entre o sétimo e o oitavo andar (é o sétimo
andar e meio) de um edifício comercial. Lá,
atrás das estantes de arquivos, ele encontra
uma passagem, ora veja, para o cérebro do
ator John Malkovich.
Eis um argumento curioso que poderia
escapar ao nonsense fácil e cada vez mais temerário pelo qual se envereda esse filme de Spike Jonze. Mas da "fossa metafísica" (o tal "portal Malkovich") em
que se meteu, o roteirista Charles
Kaufman só conseguiu sair com algumas respostas superficiais e um tanto
evasivas.
Não se trata, como poderia sugerir o
argumento, de um filme descentrado
e polifônico, mas apenas de uma brincadeira sem nexo em torno da manipulação. Aqui, o "devir Malkovich"
logo se torna um jogo de frustrados e
insatisfeitos, uma válvula de escape para os
brochados da América.
Todos farão fila para viver seus 15 minutos de fama na cabeça de Malkovich. A idéia
é: seja "beautiful people" você também.
Breve, até mesmo nosso casal de protagonistas deixará sua velha inapetência sexual
de lado para disputar, pelo corpo de Malkovich, a posse de Maxine (Catherine Keener),
um típico exemplo de "beautiful people",
linda, arrivista e inalcançável.
Para a esposa, trata-se de conquistar o poder sexual (o falo). Para o marido, trata-se
de satisfação profissional, fazendo de Malkovich sua marionete viva, um autômato.
Desnecessário dizer que, na arte da manipulação, Maxine é a mais escolada.
(TMM)
QUERO SER JOHN MALKOVICH
CIC
(Being John Malkovich). EUA, 1999.
Direção: Spike Jonze. Com John Cusack,
Cameron Diaz, Catherine Keener, John
Malkovich. 112 minutos. Comédia.
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