São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HARD NEWS

Emissora terá programa noticioso que pretende se diferenciar do estilo das atrações dominicais das demais redes

Band estréia novo jornal

DA REPORTAGEM LOCAL

AINDA que em dose homeopática, apenas 20 minutos de duração, o novo programa da Bandeirantes, "Notícias de Domingo", com estréia marcada para hoje, às 22h, visa suprir a ausência de atrações jornalísticas na programação dominical, farta em atrações de auditório e programas de variedades.
Por isso, afirma Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Bandeirantes, o "Notícias de Domingo" não se assemelhará em nada a revistas dominicais que estão no ar no mesmo horário, como o global "Fantástico".
"O título não deixa dúvidas de que será um programa noticioso. Há uma grande demanda não atendida por jornalismo nesse dia e nesse horário. Faremos um balanço dos temas jornalísticos da semana e do domingo e uma agenda do que está por vir", diz Mitre, que idealizou a atração. A curta duração do programa não é um problema, no entender de Mitre. "É tempo suficiente para o telespectador ficar bem informado."
A fim de contornar o tempo escasso e tornar o programa mais dinâmico, "Notícias de Domingo" irá ao ar ao vivo, e o apresentador e editor-chefe da atração, Fábio Panuzio, pode, segundo Mitre, sair do estúdio e comandar o programa diretamente do local onde está a notícia.
"Em princípio, ele estará em estúdio, acompanhado apenas de duas câmeras, mas nada impede que ele vá para a rua apresentar o programa", afirma o diretor de jornalismo.
Segundo Fábio Panuzio, "Notícias de Domingo" é uma tentativa da Bandeirantes de retomar "seu caminho inicial", quando o jornalismo tinha papel mais marcante na grade de programação da emissora. Há quatro anos, a Band possuía um jornalístico dominical, "Jornal de Domingo". Para Fernando Mitre, os dois programas guardam poucas semelhanças.
"O "Jornal de Domingo" ia ao ar em outro horário e tinha alguns quadros frios. O "Notícias de Domingo" terá notícias quentes, do domingo, e não precisa privilegiar temas amenos. Se o grande assunto for internacional, a área internacional dominará o jornal. A hierarquia das notícias se dará por sua relevância."
O novo programa contará com três blocos noticiosos, municiados pelas equipes de jornalismo da rede em diferentes cidades. Ainda que a atração queira se distanciar da frivolidade das atrações dominicais, Fábio Panuzio conta que não pretende carregar nas tintas ao veicular as notícias de domingo.
"Não acredito em opinião na TV. Não pretendo comentar determinado assunto, mas vou oferecer o máximo de dados e informações para que o telespectador forme o seu juízo sobre o tema tratado", afirma Fábio Panuzio.
(BRUNO GARCEZ)



Texto Anterior: Comportamento: Mais espaço, menos clichê
Próximo Texto: A gafe da semana: Ivete Sangalo quase "entrega" Simonny
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.