São Paulo, Domingo, 11 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFANTIS
Globo, Record e Bandeirantes exibem infantis com mensagem pedagógica; SBT e Cultura têm especiais turísticos
TV aposta em educativos nas férias

THIAGO STIVALETTI
da Reportagem Local

Uma menina de óculos fundo-de-garrafa, uma apresentadora no espaço e um dinossauro rosa-choque são algumas das atrações que a TV aberta oferece para as crianças em férias.
Gorducha e curiosa, a boneca Garrafinha, uma menina de nove anos que não se cansa de fazer perguntas, é o destaque de um quadro de quatro minutos no "Angel Mix", de segunda a sexta, entre 9h30 e 10h, na Globo.
Garrafinha é acompanhada de Quadrinho, viciado em HQ; Fraldo, um pinguim-bebê que vive no congelador da casa da menina; Musicão, um cachorro jamaicano; e Pois-Pois, um padeiro português que tira as dúvidas dela.
Conhecida pela frase "Deu um nó na minha cabeça!", a personagem tenta mostrar que as meninas dessa idade "não precisam ser como a Barbie para fazer sucesso", diz Mariana Caltabiano, 26, a criadora da personagem. Segundo ela, o quadro tem uma linha educativa diferente do que se vê na TV. "Não ensinamos quem foi tal pintor ou quem descobriu o Brasil. Tratamos de questões como amizade e preconceito."
Na Record, estréia amanhã às 10h40, dentro do "Eliana & Alegria", o quadro "Estação 2000".
Em um cenário futurista, a apresentadora fala de forma bastante esquemática dos projetos científicos para o povoamento de Marte, a poluição ambiental e a cura de doenças. "Falamos dos problemas do presente e mostramos os lados bom e ruim da evolução da ciência", diz Eliana.
O dinossauro Barney, mania entre as crianças nos EUA, é a principal atração infantil da Band. Inspirado em "Vila Sésamo", o "Clube do Barney" mostra o dinossauro em uma escola pré-primária ensinando músicas, palavras e hábitos como escovar os dentes a um grupo de crianças.
O programa dura meia hora, sendo 20 minutos dublados do original norte-americano e o resto produzido pela Band, com o boneco "brasileiro" visitando o zoológico e outras locações.
"O Barney faz sucesso entre as crianças de até seis anos porque parece um doce, sua cor é de chiclete", diz Eduardo Ramos, diretor do programa.
SBT e Cultura apostam nos programas especiais gravados em locações turísticas.
No SBT, o "Bom Dia & Cia.", apresentado por Jackeline Petkovic, terá os programas dos dias 26 a 30 gravados no Beto Carrero World, em Santa Catarina. O programa vai ao ar às 8h.
A turma do "Disney Club" (18h) viaja a Itajaí (SC) nos programas dos dias 26 a 28 para gravar shows com artistas locais, que serão intercalados aos desenhos.
A "Turma da Cultura" terá um especial de uma hora de duração no dia 23. A equipe grava em Campos do Jordão uma reportagem sobre os jovens músicos-bolsistas do Festival de Inverno.

TV paga
Na TV paga, Fox Kids e Cartoon incrementam sua programação com torneios esportivos.
De amanhã até domingo, o Cartoon promove, sempre às 20h, a Copa Toon América, competição de desenhos animados da emissora com comentários de José Silvério, da Rádio Jovem Pan.
A Fox Kids exibe nesta quinta-feira, às 20h30, um especial sobre a Copa Fox Kids, promovida entre 48 escolas particulares de São Paulo, Rio e Porto Alegre. O evento teve a participação de craques como Raí, Dunga e Zico.
No sábado, às 8h, o canal estréia o desenho "Mad Jack -O Pirata". Jack é um ladrão do mar covarde e mentiroso que é obrigado a enfrentar dragões e magos ao lado de seu amigo, o rato Snut.
Na Futura, "Minha Escola" (de segunda a sexta, às 21h15) revela a rotina escolar de crianças de países distintos. Nesta semana, o programa mostra colégios na Índia, em Israel e na França.


Texto Anterior: Apresentadora reúne amigos
Próximo Texto: Documentários: Brasileiras filmam para o Discovery
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.