São Paulo, Domingo, 11 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIOS
Produtoras criam projetos que podem ser exibidos no Discovery, People + Arts, Discovery Kids e Animal Planet
Brasileiras filmam para o Discovery

da Reportagem Local

Pelo menos quatro empresas brasileiras estão co-produzindo documentários com a Discovery Networks que deverão ser exibidos nos seus canais de TV paga no Brasil, no próximo ano. A empresa controla os canais Discovery, People + Arts, Discovery Kids e Animal Planet.
Os programas estão em fase de captação de recursos usando as leis de incentivo à cultura do Brasil e abordam temas variados, como a história e a fauna do país.
"As Baleias de Abrolhos" é um desses programas, que deve ser apresentado no próximo ano no Animal Planet. Produzido pela Grifa, produtora de São Paulo, que lançou no ano passado "Três Chapadas e um Balão", na TV Cultura, e "Mapas Urbanos", no canal GNT, o documentário foi filmado em outubro do ano passado no arquipélago de Abrolhos (sul da Bahia), para onde diversas raças de baleias migram para procriar e depois dar à luz. Está agora em fase de montagem.
"Vamos mostrar a relação das comunidades costeiras com esses animais e deles com o ecossistema", diz Maurício Dias, 29, da produtora Grifa.
O programa mostra as histórias contadas por Benedita Veira de Santana, 72, filha de caçadores de baleias, e apresenta, também, o cotidiano dos pesquisadores.
Dias acha a associação com a Discovery uma boa chance de reforçar a imagem dos documentaristas brasileiros no mercado internacional. "Estamos buscando o mercado externo porque não se paga o investimento de um programa desses vendendo-o somente para alguns canais pagos e abertos do Brasil", explica Dias.
A Grifa também está produzindo para o Discovery o documentário "Expedição Langsdorff", que conta a história das viagens do cônsul russo no Brasil de 1821 a 1829, George Henrique Langsdorff. A produção partirá de Porto Feliz (SP) e seguirá até a Amazônia por meio de rios.
O Polo de Imagem, em São Paulo, está em fase de pesquisa e roteirização de duas séries. Uma delas, para o canal Discovery, comemora os 500 anos do país e se chama "Os Brasileiros".
"Serão cinco programas de uma hora com os últimos cinco séculos na visão das etnias que compõem o Brasil, como o português, o negro africano, o nativo, o imigrante italiano e japonês e os mestiços", explica Marcelo Gomes, 35, do Pólo.
O outro documentário, de uma hora de duração, será mostrado pelo People + Arts e aborda a vida e a carreira do arquiteto Oscar Niemeyer, tido como um dos mais produtivos do mundo.
No Rio, a TV Zero e a Synapse se associaram para produzir "O Fio da Meada", sobre a Cooperativa de Artesãs e Costureiras da Rocinha (favela do Rio de Janeiro), a Coopa-Roca, que ficou famosa por produzir roupas usadas por artistas como Fernanda Abreu e Carlinhos Brown.
A cooperativa fez desfiles em Berlim e Paris e ganhou prêmios internacionais, como o Madame Figaro pour l'Action Humanitaire, no ano passado.
O documentário conta as histórias dessa cooperativa e tenta montar, segundo os idealizadores do projeto Duda Vaissman e Julio Worcman, as tramas formadas pelas vidas dos participantes da Coopa-Roca.
(ALEXANDRE MARON)

Texto Anterior: Infantis: TV aposta em educativos nas férias
Próximo Texto: Documentário da TV Senac retrata cultura sul-americana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.