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DOCUMENTÁRIOS
Produtoras criam projetos que podem ser exibidos no Discovery, People +
Arts, Discovery Kids e Animal Planet
Brasileiras filmam para o Discovery
da Reportagem Local
Pelo menos quatro empresas
brasileiras estão co-produzindo
documentários com a Discovery
Networks que deverão ser exibidos nos seus canais de TV paga no
Brasil, no próximo ano. A empresa controla os canais Discovery,
People + Arts, Discovery Kids e
Animal Planet.
Os programas estão em fase de
captação de recursos usando as
leis de incentivo à cultura do Brasil e abordam temas variados, como a história e a fauna do país.
"As Baleias de Abrolhos" é um
desses programas, que deve ser
apresentado no próximo ano no
Animal Planet. Produzido pela
Grifa, produtora de São Paulo,
que lançou no ano passado "Três
Chapadas e um Balão", na TV
Cultura, e "Mapas Urbanos", no
canal GNT, o documentário foi
filmado em outubro do ano passado no arquipélago de Abrolhos
(sul da Bahia), para onde diversas
raças de baleias migram para procriar e depois dar à luz. Está agora
em fase de montagem.
"Vamos mostrar a relação das
comunidades costeiras com esses
animais e deles com o ecossistema", diz Maurício Dias, 29, da
produtora Grifa.
O programa mostra as histórias
contadas por Benedita Veira de
Santana, 72, filha de caçadores de
baleias, e apresenta, também, o
cotidiano dos pesquisadores.
Dias acha a associação com a
Discovery uma boa chance de reforçar a imagem dos documentaristas brasileiros no mercado internacional. "Estamos buscando
o mercado externo porque não se
paga o investimento de um programa desses vendendo-o somente para alguns canais pagos e
abertos do Brasil", explica Dias.
A Grifa também está produzindo para o Discovery o documentário "Expedição Langsdorff",
que conta a história das viagens
do cônsul russo no Brasil de 1821 a
1829, George Henrique Langsdorff. A produção partirá de Porto Feliz (SP) e seguirá até a Amazônia por meio de rios.
O Polo de Imagem, em São Paulo, está em fase de pesquisa e roteirização de duas séries. Uma delas, para o canal Discovery, comemora os 500 anos do país e se chama "Os Brasileiros".
"Serão cinco programas de uma
hora com os últimos cinco séculos na visão das etnias que compõem o Brasil, como o português,
o negro africano, o nativo, o imigrante italiano e japonês e os mestiços", explica Marcelo Gomes,
35, do Pólo.
O outro documentário, de uma
hora de duração, será mostrado
pelo People + Arts e aborda a vida
e a carreira do arquiteto Oscar
Niemeyer, tido como um dos
mais produtivos do mundo.
No Rio, a TV Zero e a Synapse se
associaram para produzir "O Fio
da Meada", sobre a Cooperativa
de Artesãs e Costureiras da Rocinha (favela do Rio de Janeiro), a
Coopa-Roca, que ficou famosa
por produzir roupas usadas por
artistas como Fernanda Abreu e
Carlinhos Brown.
A cooperativa fez desfiles em
Berlim e Paris e ganhou prêmios
internacionais, como o Madame
Figaro pour l'Action Humanitaire, no ano passado.
O documentário conta as histórias dessa cooperativa e tenta
montar, segundo os idealizadores
do projeto Duda Vaissman e Julio
Worcman, as tramas formadas
pelas vidas dos participantes da
Coopa-Roca.
(ALEXANDRE MARON)
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