São Paulo, domingo, 11 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOJE NA TV

Leos Carax e Jackie Chan são o melhor do dia

O MENINO MALUQUINHO
Globo, 14h15.
Brasil, 1993. Direção: Helvecio Ratton. Com Samuel Costa, Patricia Pillar, Luiz Carlos Arutin. O Maluquinho, personagem criado por Ziraldo, transita com desenvoltura dos quadrinhos para o cinema: a ficção é honesta e as crianças se ligam.

O ANJO GUERREIRO
Manchete, 15h30.
(Angel in Green). EUA, 1987. Direção: Marvin J. Chomshy. Com Susan Dey, Bruce Boleitner e Dan Laurie. Capitão das Forças Armadas recebe ordens para proteger povoado no Pacífico durante uma guerra civil. Ele acaba conhecendo uma freira que muda completamente sua vida.

FUGINDO DO INFERNO 2
CNT/Gazeta, 16h.
(The Great Escape 2: The Untold Story). EUA, 1988, 135 min. Direção: Paul Wendkos/Jud Taylor. Com Christopher Reeve, Judd Hirsch. Sequência de "Fugindo do Inferno" (1963), que narrava uma fuga de prisioneiros durante a Segunda Guerra. No primeiro, a mão de John Sturges construía um grande filme de ação. Neste, a dupla de diretores e as limitações dramáticas de Reeve obrigam o espectador a fugir do filme.

DINOSSAUROS, O FILME
CNT/Gazeta, 18h.
(Dinosaurs). EUA, 1991, 96 min. Direção: Brett Thompson. Com Omri Katz, Shawn Hoffman. Dois amigos ligam por acidente uma máquina do tempo. Logo descobrem que a ligaram não por acidente, mas por azar: desembarcaram no tempo dos dinossauros. Filme com dinossauros, só os B dos anos 50 e 60 ou o "Jurassic Park" de Spielberg.

BRAVURA INCOMUM
Manchete, 18h.
(Uncommon Valor). EUA, 1983. Direção: Rod Amatcau. Com Mitchell Ryan, Barbara Perkins e Ben Murphy. Bombeiros tentam salvar os pacientes e funcionários de um hospital onde um neurótico perigoso apavora e põe em risco a vida de centenas de pessoas.

ENCONTROS E DESPEDIDAS
Bandeirantes, 23h45.
(Boy Meets Girl). França, 1985, 100 min. Direção: Leos Carax. Com Denis Levant, Mireille Perrier. Um jovem perturbado encontra uma jovem idem. Carax ataca seu tema favorito, a juventude como abismo. Seu esteticismo atrapalha. Mas ele é o mais representativo dos cineastas franceses que despontaram nos anos 80. Legendado.

O PREDADOR 2
Globo, 0h05.
(Predator 2). EUA, 1990. Direção: Stephen Hopkins. Com Danny Glover, Gary Busey, Maria Conchita Alonso. Chefe de polícia (Glover) tenta manter a ordem numa caótica Los Angeles liderada por gangues violentas, em 1997. Um ser de outro planeta entra na bagunça e começa a matar integrantes das gangues, fomentando ainda mais a discórdia entre os grupos. Há um impressionante tiroteio inicial, há Danny Glover e há, também, Conchita Alonso. Stephen Hopkins, no entanto, se aproveitou do primeiro "Predador" (ótimo) e juntou toda a temática dos filme-pancadaria, em versão latina. Ele, sim, é o verdadeiro predador da programação de domingo.

UM PEIXE FORA D'ÁGUA
SBT, 1h.
(Mr. Baseball). EUA, 1992, 108 min. Direção: Fred Schepisi. Com Tom Selleck, Ken Takakura. Jogador de beisebol (Selleck) em baixa troca os EUA pelo Japão. Sua vida lá será ainda mais difícil. Será preciso compreender um outro modo de vida. A mudança é profunda; o filme, superficial.

O CASAMENTO DE BETSY
Globo, 2h.
(Betsy's Wedding). EUA, 1990, 94 min. Direção: Alan Alda. Com Alan Alda, Molly Ringwald. Arquiteto a perigo levanta com mafiosos dinheiro para o casamento da filha. Primeiro, a felicidade. Depois, os problemas (e bravos).

O JOVEM MESTRE DO KUNG FU
SBT, 3h.
(The Broken Cord). EUA, 1991, 92 min. Direção: Jackie Chan. Com Jackie Chan, Wei Pei, Yuen Biao. O roteiro não vale nada: jovem lutador trai seu mestre. Seu irmão decide resgatá-lo. O que vale é a pirotecnia e o talento de seu diretor e ator, rei do karatê pastelão.

OBCECADO PARA MATAR
Globo, 3h30.
(Relentless). EUA, 1989. Direção: William Lustig. Com Judd Nelson, Robert Loggia, Leo Rossi. Judd Nelson é "Matador do Sol", um revoltado e violento assassino, tão truculento quanto seu pai em sua casa. Este, um renomado policial, nem suspeita do filho e será seu colega o investigador do caso. Nada a acrescentar, mas pelo horário avançado, o fraco Judd Nelson aguenta o canal.

POR AMOR À VIDA
SBT, 4h40.
(A Case for Life). EUA, 1995, 95 min. Direção: Eric Laneuville. Com Valerie Bertinelli, Mel Harris e Brian McNamara. Mulher fica sabendo, grávida, que é portadora de uma doença cardíaca que pode matá-la. Ela teria chance apenas se, após abortar a criança, se submetesse a uma cirurgia. O drama entre ter o filho, assumindo os riscos, ou salvar sua vida, é o mote desse filmeco que não vale a madrugada em claro.

HOJE NA TV

Canais destacam cinema nacional

da Reportagem Local

Os cineastas Hector Babenco e Bruno Barreto serão entrevistados hoje, respectivamente, nos programas "Estúdio Brasil" (canal pago Bravo Brasil, na TVA e DirecTV, às 22h) e "Conexão Roberto D'Avila" (TV Cultura, 23h30).
No "Estúdio Brasil", Babenco fala sobre sua última produção, "Coração Iluminado", e de filmes que dirigiu, como "Pixote, a Lei do Mais Fraco" (1980) e "Lúcio Flávio - Passageiro da Agonia" (1977), entre outros.
O cineasta, nascido na Argentina, lembra de sua juventude no subúrbio de Buenos Aires e de sua primeira viagem à Europa. "Em Paris, lavava o chão de um boteco de periferia e pintava paredes para sobreviver", diz na entrevista.
Em seguida, Babenco transcorre sobre filmografia e lamenta o fim trágico do ator Fernando Ramos da Silva, que, assim como seu personagem, Pixote, foi morto pela polícia.
Babenco também comenta os bastidores de "O Beijo da Mulher Aranha" (1984).

Barreto
No "Conexão Roberto D'Avila", Bruno Barreto, diretor de "O Quatrilho" e de "O que É Isso, Companheiro?", fala sobre seu próximo filme, "Bossa Nova".
Barreto, que está no Brasil para realizar o filme, também conversa sobre a vida nos EUA, onde mora.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.