São Paulo, domingo, 12 de abril de 1998

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SBT quer despolitizar seus telejornais

da Reportagem Local

O SBT está despolitizando sua programação jornalística. A prioridade da emissora no momento é dar mais espaço ao noticiário internacional e de cidades, relegando a segundo plano as informações político-econômicas em evidência no país.
A primeira mostra disso foi o lançamento do jornal "Noticidade", veiculado de segunda a sábado às 19h15, há cerca de um mês. O programa aborda exclusivamente temas relacionados ao cotidiano da cidade de São Paulo.
Com edição ágil e formato de videoclipe, o "Noticidade" se destina basicamente à prestação de serviços, copiando a fórmula utilizada nos telejornais de TVs comunitárias canadenses e norte-americanas.
Outro produto jornalístico da emissora, o "Jornal do SBT", feito em parceria com a CBS Telenotícias, explora os fatos relevantes ocorridos no mundo, sem centrar fogo na conjuntura política brasileira.
Há ainda os boletins "Notícias de Última Hora", uma espécie de plantão do jornalismo da casa, transmitido de hora em hora, com as notícias mais relevantes dos últimos minutos.
O editor-chefe de jornalismo do SBT, José Carlos de Andrade, 53, admite que a emissora não tem a intenção de privilegiar temas nacionais.
"Essa preocupação (com o noticiário político) está fora de cogitação por enquanto", afirmou.
Andrade, que é irmão de Evandro Carlos de Andrade, o diretor da Central Globo de Jornalismo, assumiu pela segunda vez a direção do departamento de jornalismo do SBT em meados de março. A primeira vez foi em dezembro do ano passado, mas, após discordar da extinção do "TJ Brasil", o jornalista deixou a rede, em janeiro.
Segundo Andrade, o departamento de jornalismo da casa pretende lançar outros produtos: um telejornal matutino e outro no início da tarde, além de ampliar o horário do "Noticidade". As alterações na grade, no entanto, podem ser postas no ar somente no segundo semestre, após a Copa do Mundo.
"Estamos, a princípio, conseguindo convencer a emissora da necessidade de um jornalismo forte, mas a idéia é termos telejornais pela manhã e na hora do almoço."
(RUI DANTAS)
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