São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAKING OF

Alexandre Borges dispensa o uso de dublês em "A Muralha"

DA SUCURSAL DO RIO

Os atores da minissérie "A Muralha" estão demonstrando gosto pelo perigo. Alexandre Borges e Tarcísio Meira, por exemplo, têm se envolvido em cenas arriscadas durante as gravações.
Dia 4 de fevereiro, em um sítio no Recreio dos Bandeirantes (bairro na zona sul do Rio), Borges protagonizou uma cena na qual era arrastado por uma mula e espancado por um capanga do vilão Dom Jerônimo. Fez tudo sem dublê.
A cena irá ao ar no capítulo 47, o penúltimo da minissérie. Depois de um breve momento de paz em Lagoa Serena, Ana (Letícia Sabatella) e Dom Guilherme (Borges) foram capturados por Dom Jerônimo (Tarcísio Meira). Ele os prende para queimar na fogueira da Inquisição.
A preparação começou com o treinador de dublês, o mexicano Javier Lambert. O ator vestiu joelheiras, cotoveleiras e uma proteção para o tronco.
O treinador diz que quem faz questão de estar nas cenas é o próprio Borges. "Ele está se saindo muito bem, e as cenas são situações de risco controlado."
Segundo Lambert, outro ótimo aluno é Leonardo Brício, que interpreta o personagem Tiago. "Trabalhei com Leonardo em "A Justiceira", e ele aprende tudo muito rápido, é muito atlético", elogia.
Borges ainda ordenou ao figurante que simulava estar espancando-o que batesse mais forte. No fim, o ator teve apenas alguns arranhões no cotovelo. "Não fiz nada demais. O tempo de cena e o risco são tão pequenos que não justificam o uso de dublês", afirma.
Para Tarcísio Meira, Alexandre Borges está dando um exemplo. "Ele é muito dedicado e se entregou ao personagem."
Meira não fica atrás. Vestindo a pesada roupa de Dom Jerônimo sob um calor de 30 graus, o ator ficava todo o tempo montado em seu cavalo, esperando as ordens do diretor Luís Henrique Rios.
Apesar de sua intimidade com cavalos, Meira também se arriscou. Há duas semanas, durante uma gravação, o cavalo no qual montava tropeçou em um barranco e tombou sobre ele.
"Foi como um acidente de carro. O cavalo pisou em falso e caiu. Só me lembro de estar embaixo dele, mas nem ele nem eu nos machucamos", disse o ator. (AM)



Texto Anterior: Globetrotters: Programas de cinema na TV paga têm "repórteres nômades"
Próximo Texto: Garimpo: People + Arts revela o talento de Bruce Lee
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.