São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Saiba o que se esconde nos extratos da sua operadora

TVA cobra manutenção, decodificação, despesa bancária e revista; NET não discrimina serviços e diz que mensalidade abrange só canais

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O ASSINANTE da TVA, ao receber a mensalidade, pode constatar que, além dos canais, paga por outros serviços. A taxa de manutenção, a taxa de decodificação, a despesa bancária de extrato, a revista e a mensalidade do canal PSN (veja quadro nesta página).

Talvez o assinante não saiba, mas só a taxa de decodificação é obrigatória. Vitor Chiarella, diretor de operações em São Paulo da TVA, explica: "Antes, estava tudo embutido na conta. A partir de 99, para que o assinante soubesse o que estava pagando, nós discriminamos todos os serviços. Se ele quiser, não precisa pagar o extrato, desde que pague de outra forma. A revista também é opcional. A taxa de manutenção cobre vários serviços, mas é possível optar por pagá-los na hora. O PSN, só paga quem o solicitou".
A reportagem da Folha ligou para TVA, pesquisando o preço de uma assinatura. O valor fornecido incluía todos esses serviços. O vendedor não informou o que era opcional. Para Chiarella, alguns vendedores tentam vender pelo maior preço, por causa da comissão, "mas, na hora de assinar, todos são avisados do que é ou não é opcional".
Na mensalidade da Net, não há nenhum serviço discriminado, a não ser que o assinante opte por receber a revista ou assine algum canal avulso. Segundo André Marques, gerente de crédito e contas a pagar da operadora, a mensalidade da Net abrange apenas os canais.
"Não existe taxa de decodificação. Se o assinante tem um pacote, mas quer adquirir outro ou ter a opção de "pay-per-view", ou ainda assinar canais avulsos, ele precisará de uma caixa de decodificação. Ele paga por isso, mas só uma vez. Não cobramos pelo extrato bancário e não há taxa de manutenção."
O Procon tem recebido várias reclamações sobre mensalidades, tanto da Net quanto da TVA. Em 99, 71 assinantes reclamaram de abusos na mensalidade da Net, que entrou em acordo com apenas 17. A TVA recebeu 47 queixas, das quais duas não foram atendidas. A maior parte dos problemas de 99 ocorreram devido ao aumento do dólar.
Muitos assinantes não foram atendidos pela Net porque, com base na cláusula 15 do contrato, o aumento da mensalidade é considerado justo pela operadora. O Procon pensa diferente, e alguns casos estão na Justiça. A TVA diz que, além do dólar, houve aumento do IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado).
Para Samanta Fernandes, técnica de serviços do Procon, o aspirante a assinante deve exigir todas as informações e estar presente na hora da instalação.
"Muita gente liga para uma operadora, mas outra pessoa da casa acaba assinando o contrato." Diz ainda que a informação clara é um direito do consumidor. "Se um serviço é opcional, isso precisa estar claro. Se não, é cortesia."
(FABIO DANESI ROSSI)


Texto Anterior: Estréia: "Superpop" recebe Luciana Gimenez
Próximo Texto: Cinema: Prévia do Oscar, Globo de Ouro vai ao ar na íntegra no Telecine
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.