São Paulo, domingo, 14 de julho de 2002

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TELEPALANQUE

Maratona de candidatos no ar vai até 3 de outubro

Além do horário eleitoral e dos tradicionais debates, presidenciáveis circularão por diversos programas jornalísticos da Globo e da Band

CARLA MENEGHINI
DA REPORTAGEM LOCAL

COM A SÉRIE de entrevistas com presidenciáveis no "Jornal Nacional", começou na semana passada a corrida das emissoras pela cobertura das eleições, dos candidatos por exposição na TV e dos eleitores pela decisão de voto.
Esta eleição, porém, é diferente das passadas: além da propaganda eleitoral gratuita, que vai ao ar de 20 de agosto a 3 de outubro, e dos debates, os candidatos terão ciclos de entrevistas em diversos programas jornalísticos, algumas com temas específicos. "As emissoras abriram mais espaço para isso porque o eleitor está mais exigente: ele não quer ouvir bate-boca, quer soluções e propostas concretas", diz o diretor de jornalismo da Band, Fernando Mitre, que acredita que o horário gratuito já não tem mais tanto apelo. "Será apenas um duelo de marketing." Para o diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger, "o aumento da participação dos candidatos é devido à necessidade do público de um maior debate de idéias, que não fique restrito ao horário eleitoral gratuito".

Calendário Entre segunda e quinta-feira passadas, a Globo trouxe no "Jornal Nacional" rodada de entrevistas de dez minutos com os principais candidatos à Presidência -Ciro Gomes (PPS), Anthony Garotinho (PSB), José Serra (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre 23 e 26 de setembro, exibe a segunda rodada (veja quadro nesta página). A emissora planeja ainda levar os presidenciáveis ao "Jornal da Globo", de 5 a 8 de agosto, ao "Bom Dia Brasil", de 26 a 29 de agosto, e promoverá debate com os candidatos dia 3 de outubro -três dias antes da votação. A Band, primeira emissora a promover debate com candidatos à presidência -mediado por Marília Gabriela, em 1989- , traz uma novidade: debate com os candidatos à vice-presidente, que vai ao ar dia 18 de agosto. Mas antes será a vez dos presidenciáveis, no dia 4 de agosto, com duas horas e meia de duração. Além disso, a Band inicia amanhã, com Anthony Garotinho, sua rodada de entrevistas de 40 minutos com os presidenciáveis no "Brasil Urgente", abordando apenas o tema segurança. Também haverá rodadas de entrevistas no "Jornal da Noite", de 12 a 15 de agosto, sobre economia, no "Canal Livre", em 2, 9, 26 e 23 de setembro, e no "Jornal da Band", sem data definida. A Record concentrou esforços em um único debate, que deve ir ao ar no dia 2 ou 9 de setembro, às 21h, comandado pelo apresentador Boris Casoy, sem bancada de jornalistas. "Queremos dar mais tempo para os candidatos realmente debaterem entre si, com o mínimo de interferência", diz Casoy. As assessorias do SBT e da Rede TV! afirmam que ainda não há programas relacionados às eleições agendados.

Regras Segundo a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV), a partir do início oficial das campanhas, nenhuma emissora pode favorecer ou desfavorecer nenhum candidato, sob pena de multa ou até suspensão da programação normal por 24 horas.
As regras são: entrevistas devem ir ao ar em horário semelhante, ter duração igual e sua ordem deve ser definida por sorteio; nos debates, todos os candidatos devem ser convidados e o tempo de fala de cada um deve ser equivalente.
"A regulamentação da lei não define detalhes, mas as emissoras devem segui-los para evitar problemas", diz o assessor jurídico da Abert, Rodolfo Moura.



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