São Paulo, domingo, 14 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAKING OF
Cassetas soltam a franga em SP

free-lance para a Folha

Os cariocas do grupo Casseta & Planeta vieram a São Paulo na última terça-feira e transformaram o final da avenida Paulista, quase na rua da Consolação, em um misto de baile de Carnaval, comício e fundo de quintal. O objetivo era fazer uma enquete para saber o que o povo paulistano pensa sobre o "frangogate". O programa deve ir ao ar no próximo dia 23.
Já antes da gravação o ator Hubert, ou melhor, Paulo Ah! Eu Tô Maluf, confessou: "O Pitta deve ficar louco com essas coisas que a gente faz". Hélio de La Peña, vestido de galinha carijó, incorporava Luis Galinácio da Silva, o repórter-ave que indagava os passantes. "No que você acha que esse 'frangogate' vai dar?", perguntou ao professor de contabilidade Klinger Ferretti, 32. "Em pizza de frango com catupiry", respondeu.
Enquanto a equipe técnica acabava de produzir o "cenário", a atriz Maria Paula distribuía autógrafos e não parecia nem um pouco ansiosa para entrar, sob um calor de 32øC, em sua fantasia de galinha caipira.
Aqui, ela fez uma galinha do ponto de vista zootécnico. Em gravação anterior, feita no Rio, encarnou, segundo ela própria, uma "galinha de verdade". "Me colocaram numa 'miniminissaia'. Me senti a própria", disse.
O "cenário" da gravação era surreal. Meia dúzia de galinhas estavam amarradas pelas patas à uma armação de madeira. A cada instante, o forte vento as derrubava. De cabeça para baixo, mais pareciam em um pau-de-arara do que em um poleiro de galinhas.
Logo que começa a gravação do comício-protesto, Luis Galinácio acusa: "O sangue dos galináceos está sendo derramado para se fazer galinha ao molho pardo". E convoca os presentes a repetir o coro: "O ovo, unido, jamais será cozido." (LADT)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.