São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RODÍZIO

Emissoras promovem "dança das cadeiras"

Record, Bandeirantes e Rede TV! trocam apresentadores, criam programas e "reformulam" velhas atrações

CLÁUDIA CROITOR
DA REPORTAGEM LOCAL

TENTE acompanhar: Marcos Mion deixou a MTV e se mudou para a Bandeirantes, mesmo destino de Otávio Mesquita, que saiu da Rede TV!, de Maria Cristina Poli, ex-Canal 21, e de Roberto Cabrini, que estava na Globo. Na direção contrária, Silvia Poppovic saiu da Bandeirantes e foi para Record, como já tinha feito Otaviano Costa; Amaury Jr. trilhava o mesmo caminho da colega. Tudo isso quase ao mesmo tempo, nas últimas semanas.
A dança das cadeiras entre as emissoras pretende acirrar a disputa por terceiro e quarto lugar no Ibope, geralmente liderada pela Record, que é seguida por Bandeirantes e Rede TV! -não necessariamente nessa ordem-, além de aumentar a sensação de "mais do mesmo" no telespectador. Cada contratado deve ganhar um nova atração, programas já existentes vão mudar de formato e de horário. Mesmo assim, pouca novidade está a caminho.
O "reaquecimento" da disputa pela audiência vai começar pelo final de tarde. Inspiradas no sucesso do jornalístico "Cidade Alerta", da Record -comandado por José Luiz Datena-, Bandeirantes e Rede TV! resolveram entrar na briga usando a mesma fórmula, cada uma à sua maneira, e devem estrear novos programas no horário até novembro.
A Bandeirantes aposta no formato com o "Brasil Urgente", às 18h, que inicialmente seria apresentado por Silvia Poppovic, que agora está na Justiça contra a emissora. Comandado por Roberto Cabrini, o novo programa segue a fórmula de jornalismo, reportagens com helicóptero, entradas ao vivo, intervenções do apresentador, informalidade. "Queremos um telejornal mais informal, sem a rigidez do formato dos jornais a que estamos acostumados. A principal característica será a flexibilidade", diz Cabrini. "Claro que haverá semelhanças com o "Cidade Alerta", mas minha história jornalística é diferente da história do Datena, e isso fará toda a diferença."
Já a Rede TV!, que não contratou ninguém, vai investir em João Kléber -que comanda o "Eu Vi na TV", maior audiência da emissora. O "Canal Aberto", título da nova atração diária, às 17h30, deve ser uma mistura de jornalismo com programa de auditório.
"Faremos um meio termo entre "Cidade Alerta" e "Programa do Ratinho'", diz José Vicente Bernardo, ex-"Notícias Populares" (jornal paulista que foi extinto no início do ano) e responsável pelo jornalismo do programa. Segundo ele, a atração deve ter vários ex-integrantes da redação do diário. "Queremos ter a cara do "Notícias Populares" na TV."
Para Marcelo de Carvalho, um dos sócios da Rede TV!, o tom popular é um dos trunfos do canal, que já empatou com a Bandeirantes no ranking do Ibope. "Temos aumentado nosso faturamento com esse perfil, e as outras emissoras estão nos copiando. Somos populares sem ser bregas."
Jovens
Já a Record quer rejuvenescer o final da tarde com Otaviano Costa, ex-"Superpositivo". Ele comandará, às 17h, "Domínio Público", programa diário voltado para a audiência adolescente, que nesse horário está ligada em "Malhação" (Globo). Costa promete um programa "novo", com muita informação e pouca popozuda.
Seu ex-programa na Band -que agora terá o comando do ex-MTV Marcos Mion- deve passar por reformulações e pode inclusive (mais uma vez) mudar de nome. "A entrada de Marcos Mion no "Superpositivo" abre muitas possibilidades de mudança. Vamos reformular tudo", diz Rogério Gallo, diretor de programação da Band. Segundo ele, até o futuro de Sabrina Parlatore, atual apresentadora da atração, é incerto. "Não sei de nada, tudo está em aberto."
Reformulado também será o "Jornal da Noite", da Band, com a entrada de Maria Cristina Poli (ex-"Circular"). Enquanto isso, Otávio Mesquita prepara sua atração diária na emissora, uma espécie de "game show". E Silvia Poppovic trabalha no projeto, secreto, de seu programa, nas noites de terça, na Record.



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: NY TV: Atentado muda vida da televisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.