São Paulo, domingo, 17 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELATÓRIO DA BAIXARIA
TV fala três palavrões por hora


Juntos, programas "Márcia" e "Ratinho Livre" exibem uma briga a cada quatro horas


ALEXANDRE MARON
da Reportagem Local

Os telespectadores brasileiros foram expostos, das 18h do dia 7 de maio até as 23h de terça feira, dia 12, a três palavrões por hora.
É o resultado de um acompanhamento feito pela Folha, durante 15 horas, dos chamados "telebarracos", programas em que as pessoas expõem problemas pessoais.
Foram analisados os programas "Márcia", "Magdalena, Manchete Verdade" e "Ratinho Livre".
O Mais números: 51 palavrões, 143 insultos trocados entre os participantes dos programas e 67 entre eles e a platéia. Foram 90 atos violentos, entre tapas, golpes de cassetete na mesa e puxões de cabelo.
O "telebarraco" começa às 18h no SBT, com o "Márcia". Apresentado por Márcia Goldschmidt, tem média de 25 insultos por hora.
O programa chega a alcançar 13 pontos de audiência no Ibope. Na Grande São Paulo, cada ponto corresponde a 80 mil televisores ligados.
Em seguida, às 19h30, na Manchete, começa o "Magdalena - Manchete Verdade", apresentado por Magdalena Bonfiglioli.
O "Magdalena" é menos violento do que o "Márcia" e o "Ratinho Livre". Foram contabilizadas 30 ofensas, média de 7 por hora.
A noite segue com o "Ratinho Livre", às 20h40, na Record. O programa do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, lidera todos os índices medidos pelo TV Folha (ver texto na página 5).
As apresentadoras lideram platéias que participam do programa ofendendo os convidados. E escolhem temas engraçados ou polêmicos para aumentar a audiência.
Na quinta feira, dia 7, "Márcia" mostrou homens preguiçosos de quem as mulheres reclamavam. "Magdalena" exibiu um programa que simulava um tribunal.
Na sexta, os dois programas traziam temas semelhantes, ligados às mães.
O programa de Magdalena retirou risadas do público, que se manifestou 32 vezes. "Márcia" terminou com uma das mães xingada de bruxa pela platéia.
Na segunda, dia 11, Márcia apresentou mulheres que estariam cuidando pouco da beleza. O "Magdalena" exibiu "cornos".
No "Márcia", os casais terminaram se beijando e rolando no sofá do cenário. A cena irritou a telespectadora Lindinalva da Conceição Silva, 51.
Ela chegou em casa e encontrou a filha de 12 anos assistindo ao programa do SBT. "Tenho vergonha de sentar com meu marido e assistir. Ainda mais com meus filhos", disse.
Lindinalva costuma controlar o que os filhos vêem na TV. Não gosta de cenas que considera obscenas.
Na terça, o tema no programa do SBT foi religião.
"Márcia" contabilizou 30 insultos, um a cada dois minutos de programa.
Magdalena mostrou gagos. Com tema mais ameno, não houve brigas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.