São Paulo, domingo, 17 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Videntes "lançam" teorias


da Reportagem Local

O atendimento esotérico por telefone, segundo alguns místicos do sistema 0900, é mais eficiente que a consulta cara a cara. Suas teorias, no entanto, são de difícil comprovação.
Segundo Dorinha, 54, a coordenadora dos "discípulos" de Walter Mercado no Brasil, o místico que atende por telefone "desenvolve mais facilmente a abertura do terceiro olho".
Ela diz ainda que os atendentes do sistema, atualmente 250, são mais frios, o que garantiria a imparcialidade nas adivinhações. "Como você não vê a cara do cliente, não se preocupa com a sua reação."
Dorinha diz ser vidente e ter sido treinada por Mercado. Mas ela prefere não revelar o tempo de duração do curso. "Com o poder que ele tem, percebeu logo que eu sou boa."
Para garantir a "qualidade" do atendimento, os serviços oferecem palestras e cursos aos esotéricos de plantão -as linhas atendem 24 horas por dia e sete dias por semana.
"Não posso garantir que os meus atendentes sejam tão bons ou melhores do que eu", diz o nigeriano Professor King, responsável pela linha "Axé Brasil", especializada no jogo de búzios.
"Como eu desenvolvo uma tese de mestrado na USP sobre a cultura africana, tenho senso crítico. O que faço é ensinar como os meus atendentes devem proceder", conta o babalorixá, que trabalha no sistema esporadicamente.
Segundo Norma Blun, que diz atender de duas a três horas por dia no serviço "Norma Blun e Seus Magos", seus profissionais são, em sua maioria, jornalistas, professores, psicólogos, psicoterapeutas e até engenheiros.
"Antes de lançar a minha linha, também via esse serviço com preconceito. Mas, se você trabalha com sensibilidade, dá certo."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.