São Paulo, domingo, 17 de maio de 1998

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CAPA
TV explora imagem de famosos


Infomerciais esotéricos recorrem a personalidades para atrair a atenção do telespectador


da Reportagem Local

Os serviços de adivinhação pelo disque 0900 somam hoje 40 opções -segundo a Telesp. As linhas que apresentam infomerciais (informe publicitário em formato de programa de TV) geralmente usam a imagem de famosos em busca de credibilidade.
O serviço "Psychic Friends", por exemplo, explora a imagem da cantora norte-americana Dionne Warwick. O próprio diretor da empresa no Brasil, Milton Pascowitch, reconhece que a artista não tem nada a ver com o serviço.
"Ela é apenas garota-propaganda da empresa com a qual temos contato nos EUA", explica. "Mas devemos mudar isso em breve. Estamos em fase de renovação de contratos."
Os exemplos continuam com os informerciais dos sistemas "Alto-Astral", que traz depoimentos de Dárcio Arruda, e "Norma Blun e Seus Magos", no qual o ator Gérson Brenner dá o seu aval ao trabalho esotérico da linha.
"No meu caso, o testemunho é genuíno. Gérson é meu fã há muito tempo, sempre vai aos lançamentos dos meus livros", diz Norma Blun, 58, que mantém a linha desde janeiro.
O informercial de Walter Mercado, que não traz depoimentos de famosos, destaca o testemunho de brasileiros que supostamente se deram bem em Nova York.
Quem assiste ao programa tem até a impressão de que os videntes do esotérico resolvem todos os problemas dos clientes mandando-os aos EUA.
Mas o que a maioria dos infomerciais tem em comum é o depoimento de pessoas que tiveram suas vidas transformadas com o conselho de uma ligação.
Há diferentes exemplos. O desempregado que conseguiu trabalho e o jovem solitário que, aconselhado a tirar férias, conheceu sua nova namorada na viagem. (ELAINE GUERINI)



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