São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES DE HOJE

Alienígenas no Oeste Selvagem
Record, 13h45.
(Aliens & Cowboys). EUA, 1997, 80 min. Direção: George Erschbamer. Com Taylor Locke, Carly Pope. Nave espacial cai no Velho Oeste. Fazendeiros capturam um alien para vendê-lo como atração de circo. Um menino e sua irmã descobrem, dentro da nave, um bebê e, com a ajuda de um índio, dispõem-se a ajudá-lo a encontrar a mãe. Está dando pra acompanhar?

Matar ou Morrer
Record, 15h.
(High Noon). EUA, 1952, 85 min. Direção: Fred Zinnemann. Com Gary Cooper, Grace Kelly, Thomas Mitchell, Katy Jurado. Cooper é o xerife que busca ajuda entre as pessoas da cidade para enfrentar os bandidões que ele prendeu no passado e que agora estão soltinhos e de volta, secos por uma vingança retumbante. O filme tem um inconveniente grave, que é a falsidade da situação. Na verdade, sua força, que o torna um preferido nos EUA, deve-se ao apelo ideológico: a idéia de que a comunidade vale mais e tem mais força que o indivíduo. P&B.

A Família Addams
Record, 16h45.
(The Addams Family). EUA, 1991, 102 min. Direção: Barry Sonnenfeld. Com Raul Julia, Anjelica Huston, Christopher Lloyd. Adaptação para cinema dos personagens das histórias em quadrinhos e, depois, da célebre série para TV. Um filme pouco à vontade, muito preocupado em se fixar sobre as diferenças dos Addams em relação ao comum dos mortais, mas sem saber direito o que fazer com elas. Sonnenfeld faria melhor no segundo exemplar da série. Em todo caso, vai divertir a criançada.

Minha Vida
Record, 18h15.
(My Life). EUA, 1993, 116 min. Direção: Bruce Joel Rubin. Com Michael Keaton, Nicole Kidman. Empresário com câncer luta para sobreviver algum tempo e chegar a ver o nascimento do filho. Para sofrer.

Destino: América
Bandeirantes, 20h.
(Destination: America). EUA, 1986, 94 min. Direção: Corey Allen. Com Corey Greenwood, Joe Pantoliano, Corinne Bohrer. Filho pródigo desentende-se com o pai, por conta de suas relações com uma garota. Em seguida, o pai morre e o rapaz é acusado de tê-lo assassinado.

O Inquilino
Rede TV!, 23h45.
(Le Locataire). França, 1976, 125 min. Direção: Roman Polanski. Com Roman Polanski, Isabelle Adjani, Melvyn Douglas, Jo Van Fleet. Homem (Polanski) aluga apartamento onde antes vivera uma jovem que se jogou pela janela. Aos poucos, ele se deixa impregnar pelo ambiente do local e pela suposição de que os vizinhos querem que ele tenha um destino semelhante ao da jovem. Polanski nos oferece aqui um mundo insólito, paranóico, derivando para o terror. Um de seus melhores trabalhos.

Instinto Selvagem
Globo, 0h05.
(Basic Instinct). EUA, 1992, 123 min. Direção: Paul Verhoeven. Com Michael Douglas, Sharon Stone, George Dzundza. Ao investigar assassinato, Douglas se vê envolvido com uma escritora (Stone) mais que suspeita. Mas quem pode suspeitar de Sharon Stone, sobretudo se ela cruza as pernas e revela-se sem calcinhas? E de que adianta suspeitar se é impossível fugir dela? E se nem ao menos se sabe se ela é suspeita ou não. Enfim, o sexo é perigoso, mas não há como escapar dele. E Verhoeven faz da ambiguidade seu território. Com toda justiça, o filme transformou Stone em grande estrela. A ver.

Justiça
Bandeirantes, 1h10.
(Justice). Alemanha/Suíça, 1993, 103 min. Direção: Hans H. Geissendorfer. Com Maximilian Schell, Thomas Heinze. Jovem advogado recusa-se a defender famoso juiz, que matara um homem à vista de uma multidão de pessoas. Apesar da evidência do crime, como o juiz é poderoso, quem se estrepa é o advogado, que aliás havia testemunhado o crime. Caminhos tortuosos, à maneira alemã. Legendado.

Nasce uma Estrela
Globo, 2h25.
(A Star Is Born). EUA, 1954, 175 min. Direção: George Cukor. Com Judy Garland, James Mason, Charles Bickford. Estrela do cinema, Mason apaixona-se pela novata Garland. Por conta da depressão e do alcoolismo, a carreira do ator declina, enquanto a da garota sobe muito. Refilmagem da história rodada originalmente por William Wellman, nos anos 30. Refilmagem soberba, nunca é demais lembrar.
A Grande Decisão
SBT, 4h.
(Flying Blind). EUA, 1989. Direção: Vince DiPersio. Com Richard Panebianco, Emily Longstreet, Maura Tierney. Filme para TV sobre jovem da Filadélfia convocado para servir o Exército, em 1965. Conhece uma moça chamada Ramona, que o desvia de suas obrigações.






Texto Anterior: Crítica - Jean Marcel Carvalho França: A captura do Lalau
Próximo Texto: Próximos capítulos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.