São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMEIRO ANO

Rede TV! comemora seu aniversário com futebol

Emissora paulista comprou vários campeonatos da Globo e tenta parceria no Carnaval

FREE-LANCE PARA A FOLHA

NA ÚLTIMA quarta-feira, no Credicard Hall, a Rede TV! comemorou um ano de existência. Mas, durante a festa, o que tornou, para os funcionários, o champanhe mais saboroso e as músicas mais alegres foi a confirmação de um acordo fechado com a Rede Globo, na última segunda-feira, que permitirá à emissora transmitir, durante todo o ano de 2001, os campeonatos Paulista e Brasileiro, a Copa do Brasil e a dos Campeões.

A Globo, que continuará exibindo os jogos mais importantes, havia comprado os direitos de transmissão e poderia revendê-los. A Folha apurou que a Rede TV! pagará, parceladamente, R$ 36 milhões pelos direitos. A emissora já está negociando as cinco cotas nacionais de publicidade dos torneios, que, segundo seu vice-presidente, Marcelo de Carvalho, serão vendidas, cada uma, por um valor em torno de R$ 15 milhões.
A estimativa talvez seja exagerada, mas, de acordo com Carvalho, a parceria com a Globo é mais importante do ponto de vista institucional do que financeiro. "É um passo enorme para a Rede TV!, pois irá gerar um efeito cascata. Todos os nossos programas tendem a se tornar mais conhecidos com a exposição que os campeonatos de futebol darão à emissora. O futebol é a cereja no sorvete das TVs brasileiras."
A emissora promete anunciar, durante esta semana, os nomes que integrarão a sua equipe de narradores, repórteres e comentaristas. Para garantir uma cobertura das partidas diferente e independente da TV Globo, pretende dobrar o número de técnicos contratados.
Hoje, a Rede TV! chega a 84% dos televisores brasileiros. Para Júlio César Ferreira, superintendente comercial da emissora, a transmissão dos jogos deverá expandi-la ainda mais. "Temos 28 emissoras afiliadas e cinco próprias. Com o futebol, é bem provável que haja interesse de outras emissoras em se afiliar à Rede TV!".
O primeiro jogo a ser exibido será o de abertura do Campeonato Paulista, entre São Paulo e Mogi-Mirim, no dia 20 de janeiro. Com a transmissão das partidas, o jornalismo esportivo da emissora ganhará mais espaço. Ferreira anuncia que o programa "TV Esporte" -que atualmente vai ao ar durante quinze minutos, de segunda a sexta, ao meio-dia, e às 13h30, aos sábados- terá seu horário aumentado e ganhará uma segunda edição à noite. O "Bola na Rede", programa apresentado por Juca Kfouri, todo domingo às 21h, permitirá que seus telespectadores votem, via telefone, no craque da rodada, que ganhará um prêmio de um patrocinador ainda não definido.
A Rede TV! espera continuar batendo bola com a Globo. A próxima jogada é conseguir compartilhar com a emissora, antes da próxima festa de aniversário, os direitos de retransmissão dos Carnavais paulista e carioca.
"Chegamos a conversar com a Globo no ano passado, mas ainda éramos uma emissora recém-nascida", diz Carvalho. "Espero que possamos fechar mais esse acordo -antes de fevereiro." A emissora ainda pretende transmitir novelas a partir de meados do ano que vem. "Mas não vamos produzi-las. Queremos comprar novelas prontas, de produtoras nacionais ou estrangeiras, em português, inglês ou espanhol."
(FABIO DANESI ROSSI)

Texto Anterior: Especial: Diretores aproveitam para arriscar em "Brava Gente"
Próximo Texto: Rede TV!: Cronologia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.