São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Entre favoritos, Sony faz 5 anos

Segundo pesquisa Datafolha, canal é o líder de audiência entre público jovem

DA REPORTAGEM LOCAL

APESAR de viver repetindo episódios de seriados, mudar horários, fazer intervalos cansativos entre os blocos, apresentar legendas trocadas etc., o canal Sony completa seu quinto ano de existência no Brasil com motivos para comemorar: segundo pesquisa do Datafolha encomendada pelo canal, aparece como líder de audiência de TV paga junto ao público de idade entre 12 e 39 anos.
"O mérito do Sony foi ter acertado na escolha da programação. Começamos exibindo novelas, "talk shows", programas de auditório, mas descobrimos que o que o público brasileiro só quer mesmo é seriado", diz Carolina Vianna, supervisora de marketing do canal, que hoje já tem cerca de 3,3 milhões de assinantes no Brasil. Em entrevista à Folha, Vianna esclareceu algumas das principais dúvidas do público do Sony. Leia trechos da entrevista.

Por que o canal Sony continua repetindo episódios de seriados, mesmo quando as séries são novas?
Nós exibimos seriados que estão passando atualmente nos canais abertos dos EUA, com atraso de apenas algumas semanas. Assim, se um estúdio deixa de produzir os episódios por causa de férias e feriados norte-americanos, nós não temos nada para exibir. Por isso, o canal tem de mostrar reprises.
Como os seriados são escolhidos e por que eles não são exibidos ao mesmo tempo que nos EUA?
Uma vez por ano, nosso representante vai a uma feira de TV nos EUA, e escolhe seriados que estão sendo lançados ou que fazem sucesso por lá. Depois que os contratos são assinados, o que demora alguns meses, temos de esperar cada episódio ser exibido lá, para depois ser mandado para cá, processo que leva umas três semanas. Em seguida, fazemos a legendagem dos episódios -que demora cerca de uma semana-, que é mandada para a Venezuela, sede do canal para a América Latina. De lá, tudo é transmitido via satélite.
Por que, mesmo sem ter muitos anunciantes, o canal continua fazendo intervalos grandes e repetitivos entre um bloco e outro dos episódios?
Compramos episódios com cerca de 22 minutos, já com cortes para comerciais. Por isso, é preciso fazer interrupções. E chegamos à conclusão de que o assinante se informa sobre nossa programação pelo próprio canal, por isso repetimos sempre as chamadas para o seriados.
O Sony tem novidades ainda para este semestre?
Em abril, o canal estréia seis novas séries, mas ainda não posso dizer quais são. Para os fãs de "Felicity", a notícia é ruim: por causa de problemas nos estúdios, teremos de reprisar o seriado novamente este mês e em março. (CLÁUDIA CROITOR)


Texto Anterior: Perfil: Débora Falabella
Próximo Texto: Fox estréia "Arquivo X" sem Mulder e novo seriado de James Cameron
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.