São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

DÉBORA FALABELLA

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
A atriz Débora Falabella, ex-"Chiquititas", em cena de "Um Anjo Caiu do Céu", da Globo, na qual interpreta a rebelde Cuca



DA REPORTAGEM LOCAL

Às vésperas de completar 22 anos, a atriz Débora Falabella (que já cansou de responder que não é parente de Miguel Falabella) começa a experimentar o gostinho do sucesso. Desde que assumiu o papel de Cuca, em "Um Anjo Caiu do Céu" (Globo), passou a ser assediada nas ruas e requisitada pelas revistas de fofoca. Diz que não ama flashes e pretende construir a carreira sem ter de contar tudo sobre sua vida para fofoqueiros de plantão.

Como começou sua carreira?
Comecei fazendo teatro aos 14 anos em Belo Horizonte, onde nasci.
E o primeiro trabalho na TV?
A Globo de Minas estava fazendo testes com atores e fui chamada para participar. A emissora me convidou para fazer um teste para "Malhação", em 1998. Passei e comecei a atuar no programa, interpretando a personagem Antônia. Também participei dos três últimos episódios do seriado "Mulher", em que fazia uma menina que perdia a virgindade. Era filha da personagem de Cláudia Lyra.
Gostou de trabalhar em "Malhação"?
Eu me sentia meio um peixe fora d'água e acabou não dando muito certo.
Por que um peixe fora d'água?
Não sei. Acho que é porque foi meu primeiro trabalho na TV. Eu também sou mineira e tinha acabado de chegar ao Rio. Senti todo mundo lá muito carioca...
Os atores de "Malhação" são iguais a seus personagens?
Agora não são mais. Mas na época em que eu participei eram.
E por que foi para o SBT?
Quando acabou meu trabalho em "Malhação" e em "Mulher", voltei para Belo Horizonte e comecei a fazer faculdade de publicidade. Mas acabei sendo chamada para fazer teste para "Chiquititas". Passei e recebi o papel de Estrela. Comecei a gravar em outubro de 1998.
Como foi passar um ano na Argentina aos 20 anos? Morava sozinha?
Sim, morava no mesmo prédio que os outros atores adultos da novela. Foi muito gostoso porque formamos um grupo e cada dia fazíamos reunião no apartamento de um. A experiência de morar sozinha foi importante para mim.
E como voltou para a Globo?
Quando estava terminando "Chiquititas" me ligaram da Globo dizendo que havia um papel na novela que não estava preenchido. Mandei uma fita de "Chiquititas", e os produtores da novela gostaram e me chamaram para fazer um teste ainda. Fiz mais um teste e eu passei.
Estrelar uma novela da Globo deve mudar sua vida. Quais são suas expectativas?
Eu já estou sentindo as mudanças. As pessoas me param nas ruas e a resposta do público é maravilhosa.
O que achou de ter de cortar o cabelo por causa da novela?
Acho legal brincar com o visual. Isso ajuda muito na construção da personagem. Esse tipo de entrega tem de haver para fazer um bom trabalho.
Como é estar na Globo, no centro das atenções? Esse é o momento em que terá de começar a participar do programa do Faustão, dar entrevista para a Xuxa...
No início, fiquei desesperada com essa idéia. Mas depois que comecei a gravar e conhecer mais os atores, fui ficando mais tranquila. Mas às vezes eu acho que ainda não cai na real. Sou muito caseira, não gosto de badalação, por isso fica um pouco mais difícil encarar o assédio.
Mas está preparada para ter sua imagem tão explorada?
Tem gente que até gosta disso. Eu curto mais fazer meu trabalho, na minha. Às vezes me irrita um pouco a idéia de ter fotógrafos atrás de mim. Mas sei que isso faz parte do processo.
É possível construir uma carreira de sucesso como atriz da Globo sem ter de estar na capa das revistas de fofoca?
Eu tomo muito cuidado com isso. Acho que existe um caminho para fugir do "oba-oba", de ter de mostrar o carro novo, estar com um celular melhor... Ir para esse lado é errado. É preciso ter a cabeça mais no lugar e saber que você está ali para fazer um trabalho, que não é só aparecer na mídia.
Muitos artistas "pedem" para aparecer na mídia. "Divulgam" até que compraram um batom novo...
Isso é um absurdo. Quem faz um bom trabalho não precisa disso.
Como é trabalhar com o Caio Blat? São verdadeiros os rumores de que ele se acha muito bom?
Não. Ele é legal e um ótimo ator. Nunca tivemos problemas. (LAURA MATTOS)
BLITZ

Nome: Débora Falabella
Idade: 21
Natural de: Belo Horizonte
Data de nascimento: 22 de fevereiro de 1979
Já atuou em: "Malhação", "Mulher", "Chiquititas", "Um Anjo Caiu do Céu"



Texto Anterior: Gravadora produz para a TV
Próximo Texto: TV Paga: Entre favoritos, Sony faz 5 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.