São Paulo, Domingo, 18 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série da TV Cultura explora o litoral

da Reportagem Local

Nada melhor do que aprender algo na prática. É o que prova a série em sete episódios "Expedição Caiçara", que a TV Cultura apresenta a partir de hoje e nos próximos seis domingos, sempre às 17h.
O documentário, produzido pela Canal Azul, de Ricardo Aidar e do mergulhador Lawrence Wahba, traz 28 adolescentes viajando numa traineira pelo litoral brasileiro.
Tatiana Soares, uma das criadoras do "Mochilão", da MTV, dirigiu a série. Para ela, o principal atrativo dos programas é a forma como são mostradas as reações dos jovens às situações que surgem.
A cada episódio, a cultura das localidades visitadas é retratada. Os aventureiros adolescentes têm contato com os costumes e os personagens locais e são estimulados a pesquisar suas origens e histórias.
De Santa Catarina à Bahia, foram gastos três meses, de abril a junho do ano passado, mas a preparação da expedição começou um ano antes e envolveu sete meses de treinamentos do grupo.
Os jovens foram escolhidos em sete colégios paulistanos que levantaram os R$ 750 mil necessários para a expedição por meio da Lei Mendonça. Cada instituição selecionou quatro estudantes e um professor de biologia.
Nos meses seguintes, todos fizeram cursos de mergulho, navegação e operação de câmeras de vídeo, entre outras atividades. Cada grupo de adolescentes cumpriu uma etapa de uma semana no barco. A troca de participantes é o que divide cada episódio.
"Nossa intenção era discutir o relacionamento dos brasileiros e do povo que mora nessas localidades na praia, os caiçaras, com o oceano", explica Aidar.


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: É Fantástico!: Mágicos gaúchos fazem Mister M sumir e acham isso inacreditável
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.