São Paulo, Domingo, 18 de Abril de 1999
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PELO INTERIOR
Já foram gravadas incursões dos sertanejos na vida do campo, fugindo da imobilidade que acontece em um estúdio
"Amigos" quer resgatar cultura rural

ROBERTO DE OLIVEIRA
da Reportagem Local

Na tentativa de conquistar aquele público que busca fugir da neurose cotidiana dos centros urbanos e que tem a TV como aliada, o programa "Amigos & Amigos" pretende resgatar a cultura popular rural brasileira.
Já foram gravadas uma série de incursões dos sertanejos na vida do campo que deve ir ao ar nos próximos programas da Globo, fugindo da imobilidade gerada pelo estúdio.
O contrato das duplas Chitãozinho & Xororó e Zezé Di Camargo & Luciano e do cantor Leonardo envolve a gravação de mais 38 programas, fora o que deve ir ao ar hoje.
A idéia de retratar hábitos da fazenda e do interior, porém, é antiga.
Há cerca de cinco anos, desde o primeiro "Amigos", que se transformou em especial de fim-de-ano da emissora, o cantor Chitãozinho dividia com o irmão Xororó a vontade de criar um programa que mostrasse ao público as raízes da música sertaneja e o mundo rural.
Entende-se por isso desde como lidar com o gado em fazendas, como vacinar um bezerro, até o circo do rodeio, o funcionamento de suas provas e quem são seus caubóis, cenas que serão gravadas a partir deste mês.
"Essa é a verdadeira cultura do interior do Brasil", diz Chitãozinho. "Quando viajamos, é com esse mundo que mantemos contato."
As principais duplas de música sertaneja, como Chitãozinho & Xororó e Zezé Di Camargo & Luciano, fazem, em média, 200 shows por ano pelo país.
Cerca de 80% deles acontecem em festas de rodeio. As duas duplas e o cantor Leonardo reuniram no show "Amigos", só para ter uma idéia, 60 mil pessoas na última edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (SP), em agosto do ano passado.
O público que frequenta os rodeios figura entre os principais compradores de discos dos sertanejos.
Eles dizem que a proposta fundamental do programa é levar para a frente da TV toda a família, não somente o público country.
Para o cantor Chitãozinho, a televisão brasileira deveria deixar de se pautar pelo Ibope e procurar retratar mais os costumes da cultura brasileira.
"Essas brigas pela audiência acabam desgastando quem liga a TV à procura de diversão", diz ele.
Na estréia do domingo passado, o programa dos sertanejos conseguiu 17 pontos no Ibope contra 16 de Gugu Liberato, do SBT.
Cada ponto no Ibope equivale a cerca de 80 mil telespectadores na Grande São Paulo.
"Não vamos nos tornar refém da audiência", afirma Aloysio Legey, diretor do Núcleo de Eventos e Programas Musicais da Rede Globo.
Para Legey, a audiência vem com a qualidade do programa. "Ela tem de vir atrás do programa, que está sendo feito com emoção e sem apelação", diz.
Segundo o diretor, "Amigos & Amigos" está buscando um novo formato que a TV está precisando. "O público quer mesmo é entretenimento."


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