São Paulo, Domingo, 18 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investimento é de mais de R$ 1 milhão

da Sucursal do Rio

O documentário "Além-Mar", com cinco episódios de 52 minutos, que será exibido pelo canal GNT, é, segundo o produtor-executivo Hilton Kauffmann, apenas uma pequena parcela do projeto realizado pela produtora Múltipla em parceria com a TVE.
Com um investimento de R$ 1,1 milhão, foram filmadas 350 latas de película 16 mm, que resultaram ao todo em 90 horas de filme, mais 25 horas gravadas em betacam (vídeo). Além dos episódios que serão exibidos pelo GNT, foram editados 10 programas de 12 minutos e mais 16 de 3 minutos.
A Rádio MEC vai usar parte do material do "Além-Mar" para fazer uma série de programas diários durante um ano sobre os 500 anos de Descobrimento.
Uma versão em longa-metragem está sendo produzida para o cinema com material inédito que não vai ser mostrado pelo GNT. O documentário ainda foi exibido na semana passada na feira de programação MIP 99, em Cannes (França), o que significa que tem perspectivas de comercialização internacional. Os demais países de língua portuguesa são os principais compradores em potencial.
"Criamos um grande patrimônio audiovisual, que poderá ser explorado de várias maneiras. Foi por pensar assim que a TVE, que tem 60% na produção, decidiu dar para o GNT a primeira. Esse é um procedimento normal nas TVs públicas européias, que fazem isso como forma de recuperar o dinheiro investido", disse Kauffmann.
"Com essa produção a TVE já tem assegurados pelo menos 30% de sua programação em comemoração aos 500 anos do Descobrimento, coisa que nenhuma outra emissora tem. Pelo contrato de licenciamento, o GNT só tem direito de exclusividade sobre esses cinco episódios até janeiro do próximo ano."
Em março de 98, quando restavam apenas as viagens pelo Brasil, os produtores de "Além-Mar" procuraram a TV Globo para propor parceria no projeto.
Mas a emissora preferiu produzir a série "Aqui se Fala Português", apresentada no "Fantástico", a partir de maio do ano passado, por Zeca Camargo, sobre o mesmo tema.
(ANNA LEE)




Texto Anterior: TV paga/documentário: GNT percorre o mundo lusófono
Próximo Texto: Pelo interior: "Amigos" quer resgatar cultura rural
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.