UOL


São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Waterworld - O Segredo das Águas
Globo, 15h.
 
(Waterworld). EUA, 1995, 135 min. Direção: Kevin Reynolds. Com Kevin Costner, Dennis Hopper, Rick Aviles. Num mundo tomado pelas águas, o mutante Costner busca terra firme. Um grupo de seres terríveis tenta impedi-lo. Dito assim, parece que vai acontecer alguma coisa. Na verdade, a quantidade de água é inversamente proporcional à de ação. O filme foi um compreensível naufrágio.

Titio Não É Sopa
Cultura, 15h30.
 
Brasil, 1960, 80 min. Direção: Eurides Ramos. Com Procópio Ferreira, Eliana, Herval Rossano, Ronaldo Lupo, Nancy Montez. Malandro carioca (Rossano) convence o tio rico (Procópio) que chega do Pará a fazer uma doação para um asilo. Na verdade, ele quer é construir uma boate com o dinheiro. Procópio é o destaque nesta chanchada de período de agonia. P&B.

Um Grito de Liberdade
Bandeirantes, 20h30.
  
(Cry Freedom). Inglaterra, 1987, 155 min. Direção: Richard Attenborough. Com Kevin Kline, Denzel Washington, Penelope Wilton, Josette Simon, Wabei Siyolwe, John Matshikiza. Jornalista (Kline) ousa contar a história do ativista negro Steve Biko (Washington), em plena África do Sul do apartheid. À maneira de Attenborough: tema atraente, de aceitação universal (quem estaria contra o racismo, exceto os racistas?), mas, feito por Attenborough, é quadrado ao cubo.

Uma Linda Mulher
SBT, 22h.  

(Pretty Woman). EUA, 1990, 117 min. Direção: Garry Marshall. Com Richard Gere, Julia Roberts, Laura San Giacomo, Hector Elizondo, Ralph Bellamy, Jason Alexander. Milionário de Nova York (Gere) em viagem a Los Angeles conhece bela garota de programa (Roberts). Daí a um conto tipo "Cinderela" é um passo. Mas, que passo! Há inúmeros precedentes de prostitutas simpáticas no cinema. Julia é uma delas. O problema é que é o elogio da sordidez do mundo que, no fim das contas, se faz.

Police Story - A Guerra das Drogas
Globo, 23h35.
   
(Police Story). EUA/Hong Kong, 1985, 90 min. Direção: Jackie Chan. Com Jackie Chan, Bridget Lin, Maggie Cheung, Charlie Cho. O tira Jackie Chan tem o nome manchado por um traficante a quem prendeu. Limpar seu nome será um dos problemas a enfrentar neste filme.

Na Cova da Serpente
Bandeirantes, 0h30.
  
(The Snake Pit). EUA, 1948, 108 min. Direção: Anatole Litvak. Com Olivia de Havilland, Mark Stevens, Leo Genn, Celeste Holm. Com forte depressão, mulher (Havilland) passa a ser cuidada, num sanatório, por psiquiatra que investiga os vários traumas de seu passado. Filme de prestígio, a seu tempo, já que a idéia do tratamento com inspiração psicanalítica era assunto novo no cinema de então. Hoje, está mais para filme velho do que para filme antigo. Em preto-e-branco. Legendado.

Todos Dizem Eu Te Amo
Globo, 1h25.
    
(Everybody Says I Love You). EUA, 1997, 101 min. Direção: Woody Allen. Com Woody Allen, Drew Barrymore, Goldie Hawn, Julia Roberts, Diva Gray, Ami Almendral, Madeline Balmaceda, Vivian Cherry, Tommie Baxter. Um musical ou a paródia de um musical? Talvez nem um nem outro. Um musical em segundo nível, um comentário a uma época e a um modo de ser do cinema, na história do escritor divorciado, que mora na Europa, longe da família. Em suma, um filme família, como eram os musicais dos anos 40/ 50, só que acompanha as fraturas da família moderna. Um belíssimo Woody Allen.

Relações Criminosas
Globo, 3h05.
 
(Crimebroker). EUA, 1993, 99 min. Direção: Ian Barry. Com Jacqueline Bisset, Masaya Kato, Peter Boswell. Bisset é a mulher de vida dupla -de dia; uma respeitada juíza, à noite, líder de gangue de assaltantes de gangue. Pior: Kato, perito japonês, descobre o segredo sobre a mulher, mas se apaixona por ela. Famoso pela obscuridade, apesar de Bisset.


Texto Anterior: Crítica - Marcelo Migliaccio: O espelho
Próximo Texto: Próximos capítulos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.